A Unidade Local de Saúde de Lisboa Ocidental (ULSLO), que integra o projeto INTERACT-Europe 100, que reúne centros de oncologia europeus, recebe durante três dias especialistas em oncologia para potenciar o trabalho em equipa na resposta ao doente oncológico.
A ULSLO é uma das oito instituições europeias selecionadas para receber formações presenciais do programa INTERACT-Europe 100, as designadas ‘Train-the-Trainer’ , ou Formação de Formadores em treino interespecialidade em oncologia, para promover o trabalho de equipa entre profissionais de diferentes áreas.
O projeto INTERACT-Europe 100, que decorre entre 2023 e 2026, é promovido pela Escola Europeia de Oncologia e cofinanciado pela União Europeia, no âmbito do Plano Europeu de Luta contra o Cancro, através do EU4Health 2021-2027, no valor de cerca de 7 milhões de euros. Do Conselho Consultivo faz parte a médica especialista em oncologia Fátima Cardoso do Centro Clínico Champalimaud.
A formação de formadores na ULSLO que já arrancou no dia 9 de maio tem lugar no edifício da Nova Medical School anexo ao Hospital de São Francisco Xavier, e envolve a participação de especialistas de centros de oncologia europeus que participam no projeto.