Projeto “Património Cultural 360” digitaliza bens culturais no Museu Nacional Soares dos Reis

Projeto “Património Cultural 360” digitaliza bens culturais no Museu Nacional Soares dos Reis
Projeto “Património Cultural 360” digitaliza bens culturais no Museu Nacional Soares dos Reis

O acervo do Museu Nacional Soares dos Reis está a ser digitalizado. O projeto “Património Cultural 360”, irá fazer a digitalização, numa primeira fase, de um conjunto selecionado de bens culturais, até ao final de setembro.

Em fase dos trabalhos o Museu Nacional Soares dos Reis indicou que, durante o período da digitalização, o Museu funcionará normalmente, no seu horário habitual, de terça a domingo, das 10h00 às 18h00. No entanto, e pontualmente, os trabalhos possam intervir no percurso de uma visita e a retirada temporária de algumas peças da Exposição de Longa Duração para digitalização.

A digitalização de bens culturais móveis de Museus, Monumentos, Palácios e Sítios Arqueológicos portugueses irá permitir que progressivamente sejam disponibilizados online de forma universal e gratuita. Um trabalho do projeto “Património Cultural 360” que é financiado pelo Programa de Recuperação e Resiliência (PRR) e promovido pelo Instituto Público Património Cultural em parceria com a Museus e Monumentos de Portugal.

O Projeto tem por objetivo disponibilizar online, a partir de 2026, 13 filmes documentário, 65 visitas virtuais e a digitalização 2D e 3D de 59.500 bens culturais móveis afetos a 65 Museus, Monumentos, Palácios e Sítios Arqueológicos nacionais, sob tutela do Ministério da Cultura, municípios e fundações.

A digitalização recorre às mais avançadas tecnologias digitais, como fotografia de alta resolução, fotogrametria, “laser scan” e modelação 3D. Trabalhos que envolvem mais de meia centena de especialistas de informática, conservação e restauro, fotografia, modelação e design gráfico, bem como investigadores de ciências sociais e humanas distribuídos pelos 65 Museus, Monumentos, Palácios e Sítios Arqueológicos, e a colaboração das equipas de técnicos dos museus e monumentos envolvidos.

O projeto “Património Cultural 360”, num investimento de 1.777.250,00 euros, está a contribuir para modernizar a infraestrutura tecnológica dos equipamentos culturais públicos em Portugal e a promover a sua transição digital.