Projetos de cooperação transfronteiriça e plurirregional no Alto Minho recebem mais de um milhão de euros do Programa Interreg Espanha-Portugal

Projetos de cooperação transfronteiriça e plurirregional no Alto Minho recebem mais de um milhão de euros do Programa Interreg Espanha-Portugal
Projetos de cooperação transfronteiriça e plurirregional no Alto Minho recebem mais de um milhão de euros do Programa Interreg Espanha-Portugal

Projetos em parceria entre entidades portuguesas e espanholas, da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) e as Diputaciones de Ourense e de Pontevedra vão receber apoio do Programa Interreg Espanha-Portugal (POCTEP) 2021-2027.

As candidaturas no âmbito da 6.ª e 7.ª Convocatórias do POCTEP, que correspondem a um investimento elegível, só no território do Alto Minho, de 1.050.666,30 euros. Projetos que vão reforçar a cooperação transfronteiriça e plurirregional.

Das candidaturas aprovadas constam os seguintes projetos:

O PACTO RSGX, orientado para o reforço da governança e da cooperação no território da Raia-Seca-Gerês-Xurés. Um projeto que aposta no conhecimento da área de intervenção, na capacitação técnica de recursos humanos e na promoção externa conjunta, que irá criar uma estrutura de colaboração permanente entre os municípios envolvidos.

O FIREPOCTEP-AVANZA, na área da proteção civil e da gestão florestal, dá continuidade às ações desenvolvidas em projetos anteriores relacionados com a prevenção e gestão de riscos de incêndios florestais, com enfoque na capacitação de operacionais e agentes locais, bem como na sensibilização das comunidades em zonas prioritárias da raia transfronteiriça.

O SMART BUILDING COOP, dedicado à promoção da eficiência energética e da sustentabilidade dos edifícios públicos através do desenvolvimento de soluções avançadas de gestão e monitorização.

O AGROSOCIAL Plus, que aposta na economia social e no empreendedorismo agroalimentar como motores de desenvolvimento rural, inovação e combate ao despovoamento.

O ACTIVA RURAL TRANSFRONTERIZO, centrado no desenvolvimento de modelos inovadores de cuidados e de promoção do envelhecimento ativo em territórios rurais transfronteiriços. Através da cooperação transfronteiriça estratégica e de soluções tecnológicas assistidas e inclusivas, o projeto tem como objetivo garantir o acesso a serviços essenciais, fomentar a autonomia pessoal e a participação comunitária, contribuindo para o desenvolvimento socioeconómico das áreas rurais abrangidas.

Para CIM Alto Minho a aprovação das candidaturas reflete o trabalho desenvolvido em estreita colaboração com parceiros ibéricos, na captação de financiamento europeu para projetos estruturantes em áreas prioritárias como a cooperação transfronteiriça, a governança territorial, a prevenção de incêndios florestais, a eficiência energética, a economia social agroalimentar e os cuidados em meio rural, consolidando uma estratégia de desenvolvimento territorial integrado e sustentável para o Alto Minho.