Projetos de inovação em demência, de iniciativa Roche, vão ser implementados

Quatro projetos inovadores na área da demência vão assumir trabalho real em instituições de saúde. A iniciativa da Roche, “Building Tomorrow Together - Innovation in Dementia”, que envolve mais de 100 mil euros, tem o apoio de diversas entidades de saúde do país.

Projetos de inovação em demência, de iniciativa Roche, vão ser implementados
Projetos de inovação em demência, de iniciativa Roche, vão ser implementados. Foto: Rosa Pinto

São quatro os projetos de startups que vão avançar para hospitais e unidades de saúde, onde vão aplicar soluções digitais que melhorem a vida das pessoas com demência. Uma iniciativa da farmacêutica Roche em parceria com várias instituições da área da saúde em Portugal.

O Programa “Building Tomorrow Together” envolve um total de mais de 100 mil euros a distribuir pelos seguintes vários projetos vencedores:

iLoF – intelligent Lab on Fiber, a implementar no Centro Hospitalar Universitário de São João e na Luz Saúde

Através de uma base de perfis biológicos e de biomarcadores, vão ser fornecidas ferramentas para uma triagem mais rápida e portátil de risco de Demência, usando nomeadamente Inteligência Artificial.

Com uma análise de sangue, através de biomarcadores, poderão ser detetados precocemente sinais de demência. O objetivo será o de permitir antecipar o diagnóstico antes de a doença estar estabelecida.

Somatix, a implementar no CNS – Campus Neurológico e na CUF

Trata-se de uma solução de monitorização remota de doentes através de dispositivos “wearables” para detetar movimentos de forma passiva.

O projeto assenta numa bracelete que permite detetar gestos e movimentos para monitorizar, por exemplo, ritmos de sono, risco de queda ou níveis de hidratação. O dispositivo comunica com uma aplicação informática que monitoriza o que acontece às pessoas com demência, e assim, poder reduzir hospitalizações e idas desnecessárias ao hospital.

Virtuleap, a implementar no Lusíadas

Através de óculos de realidade virtual e de uma aplicação informática são executados exercícios para analisar a capacidade cognitiva e prever sintomas de demência. Usando um conjunto de jogos e movimentos que monitorizam a função cognitiva, os profissionais de saúde podem acompanhar cada um dos doentes.

NeoNeuro, a implementar no Centro Hospitalar Entre Douro e Vouga

O projeto vai permitir um diagnóstico precoce, através de uma análise ao sangue seguindo um protocolo e um equipamento específico. Trata-se de uma forma não invasiva e simples de prognosticar a possibilidade de um doente poder vir a ter uma demência.

O Building Tomorrow Together – Innovation in Dementia

O Programa Building Tomorrow Together – Innovation in Dementia é uma iniciativa da Roche, operacionalizada pela Beta-i, que junta várias entidades do setor da saúde em Portugal para desenvolver soluções capazes de responder a necessidades concretas de pessoas que vivem com demência, seus cuidadores e instituições de saúde.

São parceiros da iniciativa entidades como: Centro Hospitalar Universitário de São João, o Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga, a Luz Saúde, o Hospital Lusíadas, a CUF e o Campus Neurológico, bem como a Multicare, a Microsoft, a EIT Health, a BIAL, a AWS, a Fundação Calouste Gulbenkian, a Fundação Champalimaud, Alzheimer Portugal e a NOS.