Projetos vencedores do IoT Challenge 2018 podem vir a ser soluções Altice

Projetos com recurso a NB-IoT, vencedores do IoT Challenge 2018 da PT Empresas, podem vir a integrar portfólio de soluções da Altice. Os vencedores do IoT Challenge 2018 incluem a Domatica Global Solutions, a Compta, a SERNIS e a THINKDIGITAL.

Projetos vencedores do IoT Challenge 2018 podem vir a ser soluções Altice
Projetos vencedores do IoT Challenge 2018 podem vir a ser soluções Altice. Equipas vencedoras. Foto: DR

A terceira edição do IoT Challenge, que decorreu de agosto a setembro de 2018, chegou à fase final com 11 equipas. Os vencedores deste desafio da PT empresas são quatro projetos que apresentam soluções inovadoras incluindo com conetividade NB-IoT.

O IoT Challenge da PT Empresas desafiou startups e empresas que atuam na área de machine to machine (M2M) e Internet of Things (IoT) a desenvolverem uma solução de forma rápida, escalável e segura.

As soluções podem vir a fazer parte do portfólio de Produtos e Serviços IoT da Altice e incluíram as áreas: Smart Cities; Mobilidade e Indústria 4.0.

As equipas dos quatro projetos vencedores vão receber agora passes para a Web Summit que se realiza em Lisboa de 5 a 8 de novembro de 2018.

Projetos vencedores do IoT Challenge 2018
Projetos vencedores do IoT Challenge 2018. Equipa da A Domatica Global Solutions, SA. Foto: DR

A Domatica Global Solutions, SA foi uma das 4 vencedoras com o projeto “Factory Connectivity”. O projeto apresenta um conceito de conectividade Plug&Play aplicado a soluções industriais e tem por base o middleware desenvolvido pela Domatica para o IoT: EdgeServer. A equipa da projeto aplicou a solução à aquacultura monitorizando e controlando, em tempo real, a qualidade da água de um aquário.

Projetos vencedores do IoT Challenge 2018
Projetos vencedores do IoT Challenge 2018. Equipa da Compta – Emerging Business, SA. Foto: DR

A Compta – Emerging Business, SA, foi outra das vencedoras com o projeto “Driving Cities For The Next Gen Connectivity For Smart Sensors – NB-IoT For Waste Sensors”. O projeto tem como objetivo dotar as diversas redes de sensores, e em particular as sondas de medições de volume/peso, com mecanismos de conectividade assentes em NB-IoT.

Projetos vencedores do IoT Challenge 2018
Projetos vencedores do IoT Challenge 2018. Equipa da SERNIS – Formação e Soluções Tecnológicas, Lda. Foto: DR

A SERNIS – Formação e Soluções Tecnológicas, Lda, também foi vencedora como projeto “Imapark”. A solução consiste num sistema de gestão inteligente de estacionamento na rua que ajuda os condutores a encontrarem, com mais rapidez e também pré-reservarem, um lugar de estacionamento livre nas vias públicas, usando sensores, marcadores de estrada, painéis eletrónicos e uma App.

Projetos vencedores do IoT Challenge 2018
Projetos vencedores do IoT Challenge 2018. Equipa da THINKDIGITAL, Engenharia de Tecnologias de Informação. Foto: DR

A THINKDIGITAL, Engenharia de Tecnologias de Informação, também vencedora, apresentou o “NB-IOT 5D Space Monitor”, um equipamento capaz de monitorizar vários indicadores sobre o espaço envolvente, como a presença humana, nível de ruído, temperatura, humidade e luminosidade.