Psoríase com tratamentos mais inovadores

A psoríase afeta mais de 200 mil portugueses e o tratamento é cada vez mais inovador no controlo da doença. Farmacêutica LEO Pharma lança campanha de sensibilização #EverydayPsoriasis, para assinalar Dia Mundial da Psoríase, a 29 de outubro.

Psoríase com tratamentos mais inovadores
Psoríase com tratamentos mais inovadores. Foto: © Rosa Pinto

As doenças inflamatórias da pele condicionam o dia-a-dia de milhões de doentes que continuam sem ter respostas para um tratamento eficaz. No Dia Mundial da Psoríase, que se assinala a 29 de outubro, a farmacêutica LEO Pharma, especializada em dermatologia médica, pretende sensibilizar para o impacto da doença. Uma doença responsável pela visita ao dermatologista, uma vez que a doença afeta a qualidade de vida de milhões de pessoas.

A psoríase é uma doença crónica, inflamatória, autoimune e sistémica que se estima que afete 125 milhões de pessoas em todo o mundo, destas cerca de 14 milhões na Europa. Dados da Associação Portuguesa de Psoríase (PSOPortugal), a doença deverá afetar mais de 200 mil pessoas em Portugal. Aproximadamente 80% dos doentes apresenta formas ligeiras da doença e 20% evidenciam formas moderadas a graves, com envolvimento de mais de 10% da superfície corporal.

“A psoríase é uma doença inflamatória crónica e não contagiosa que, embora ainda não tenha cura, dispõe de tratamentos cada vez mais inovadores que permitem ao doente manter a doença controlada e com isso, manter a sua qualidade de vida. Apesar de todos os avanços terapêuticos, a psoríase continua a ser uma doença com elevado impacto na vida dos doentes, não só pelas manifestações da própria doença, como pelo impacto emocional e social que causa nos indivíduos e nas suas famílias e cuidadores”, referiu Christian Taveira, Farmacêutico e Medical Advisor da LEO Pharma Portugal.

O especialista acrescentou: “Enquanto líderes em Dermatologia médica, na LEO Pharma investimos em Investigação e Desenvolvimento (I&D) para disponibilizar tanto aos doentes, como aos profissionais de saúde, soluções inovadoras que permitam responder a necessidades ainda não satisfeitas e diminuir o impacto causado pela doença”.

A psoríase está associada a altas taxas de depressão e ansiedade, baixa autoestima e com impacto na vida laboral, nas relações interpessoais e na intimidade. Segundo os dados da Federação Internacional das Associações da Psoríase (IFPA) e divulgados pela Associação Portuguesa de Psoríase (PSOPortugal), 26% das pessoas que vivem com a doença afirmam que a patologia é responsável pela mudança ou abandono de algumas atividades do quotidiano.

Tratamento da psoríase

A psoríase continua a ser uma doença sem cura, mas tratamentos existentes, adaptados a cada doente, em monoterapia ou em associação, permitem controlar os sinais e sintomas na maioria dos casos. Atualmente, os tratamentos para a psoríase podem diminuir ou limpar totalmente as lesões de psoríase, permitindo uma maior e melhor qualidade de vida do doente. Os avanços nos tratamentos para a psoríase, em que os mais comuns são corticoides, análogos da vitamina D, ácido salicílico, radiações ultravioletas (fototerapia), medicamentos orais sistémicos e agentes biológicos que atuam na inflamação, possibilitam uma redução e diminuição da proliferação das células da camada superficial da pele.

Em comunicado a LEO Pharma divulgou que continua a investir na I&D de medicamentos inovadores para pessoas que vivem com doenças de pele, tais como dermatite atópica, infeções cutâneas e psoríase.

Campanha #EverydayPsoriasis

Para assinalar o Dia Mundial da Psoríase, a LEO Pharma, juntou-se à IFPA – International Federation of Psoriasis Associations – numa campanha de sensibilização que pretende apoiar e encorajar os doentes a celebrar as suas conquistas, superando os desafios diários do que é viver com a doença através da partilha de histórias utilizando o hashtag #everydaypsoriasis.