Quadros Vivos de Caravaggio na Igreja de São Roque, em Lisboa

Na Igreja de São Roque, em Lisboa, os Quadros Vivos de Caravaggio estreiam no dia 5 de maio às 21h30, e vão decorrer durante 10 sessões, até 25 de maio.

Quadros Vivos de Caravaggio na Igreja de São Roque, em Lisboa
Quadros Vivos de Caravaggio na Igreja de São Roque, em Lisboa. Foto: © Sem Asa, Lda

A obra Quadros Vivos de Caravaggio estreia no domingo, dia 5, às 21h30, na Igreja de São Roque, em Lisboa, sendo apresentada também nos dias 8, 9, 10, 11, 12, 24 e 25 de maio, com encenação de Ricardo Barceló.

“A Flagelação de Cristo” e “A Anunciação” são algumas das obras do pintor italiano a apresentar na Igreja de São Roque sobre a forma de Quadros Vivos. Em palco são recriadas 21 obras do pintor italiano ao som da Missa em B menor do compositor Johann Sebastian Bach.

O género quadros vivos – traduzido do francês tableaux vivant -, teve a sua popularidade entre 1830 e 1920. Tipicamente, o elenco de personagens representava, em palco, cenas da literatura, da arte, da história ou da vida quotidiana.

Içada a cortina, os modelos permaneciam estáticos e em silêncio durante cerca de trinta segundos. Era colocada profunda enfâse na encenação, pose, traje, maquilhagem, iluminação e, sobretudo, expressão facial dos modelos. Por vezes, um poema ou música acompanhava a cena.

A dramatização que é levada à cena na Igreja de são Roque recria em palco uma sequência completa de obras do pintor italiano, que se vai construindo e desconstruindo ao ritmo de um trabalho de luz que emula o efeito luminoso característico das obras de Caravaggio.

Michelangelo Merisi da Caravaggio (1571-1610) pintou, fundamentalmente, temas religiosos. Nos seus quadros, em vez de adotar figuras etéreas delicadas e perfeitas para representar acontecimentos e personagens bíblicos, preferia modelos mais próximos das figuras do povo, procurando a realidade crua, palpável e quase sensorial da representação.

Esta representação da irredutibilidade humana incorporava a imperfeição e o mundano em cenas cruas, características que distinguem inequivocamente as obras deste autor.

Sessões dos Quadros Vivos de Caravaggio

Dias 5, 8, 9, 10,11,12, 24 e 25 de maio às 21h30
Dias 11 e 25 de maio também às 19h
Duração: 60 minutos
Local: Igreja de são Roque, Lisboa
Entrada condicionada à aquisição do catálogo, de 15€, das obras a dramatizar