Quartel da Graça em Lisboa torna-se hotel de 5 estrelas

O Quartel da Graça foi concessionado ao Grupo SANA no âmbito do programa Revive. O contrato prevê o investimento de 30 milhões de euros na recuperação do imóvel e instalação de um hotel de 5 estrelas, a abrir no final de 2022.

Quartel da Graça em Lisboa torna-se hotel de 5 estrelas
Quartel da Graça em Lisboa torna-se hotel de 5 estrelas. Foto: © Rosa Pinto

No âmbito do programa Revive foi concessionado ao Grupo SANA o Quartel da Graça, em Lisboa. O contrato assinado hoje prevê a instalação de um hotel de 5 estrelas a abrir ao público no final de 2022.

O contrato estabelece uma renda anual de 1,79 milhões de euros, e a concessão do imóvel por um período de 50 anos. A recuperação dos imóvel vai permitir devolver à cidade aquele que um edifício indissociável da história de Lisboa e da própria fundação do país.

O investimento estimado é de 30 milhões de euros considera o projeto de requalificação com a instalação de uma unidade hoteleira de cinco estrelas, com 120 quartos, numa área bruta de construção superior a 15 mil metros quadrados.

Quartel da Graça, classificado como Monumento Nacional desde 1910, está localizado numa das sete colinas da capital portuguesa, com vista privilegiada sobre a cidade. Foi fundado Convento da Graça, no século XIII pela Ordem dos Agostinhos Eremitas, tendo sido reedificado no século XVI e restaurado após o terramoto de 1755.

Com a extinção das ordens religiosas em Portugal, em 1834, foi ocupado pelo Exército, passando a designar-se Quartel da Graça. Nos últimos anos, estavam instalados serviços da GNR e do Exército.

Com a assinatura do contrato o Quartel da Graça torna-se o 10.º imóvel a ser concessionado no âmbito do Programa Revive, o que representa um investimento privado de 100,3 milhões de euros de investimento na recuperação de imóveis públicos e mais de 2 milhões de euros em rendas anuais.

Estão ainda a decorrer os concursos para a concessão do Mosteiro de Lorvão (Penacova) e do Palacete dos Condes Dias Garcia (S. João da Madeira), integrado já na 2ª fase do Programa.