Quinze Bolsas de Ignição financiadas pelo INOV C 2020 já arrancaram

Bolsas de Ignição atribuídas em julho de 2018, a quinze projetos inovadores, recebem 150.000 mil euros. O investimento privilegia a aplicabilidade comercial da investigação científica dos projetos.

Quinze Bolsas de Ignição financiadas pelo INOV C 2020 já arrancaram
Quinze Bolsas de Ignição financiadas pelo INOV C 2020 já arrancaram

As Bolsas de Ignição, financiadas pelo programa INOV C 2020 e atribuídas, em julho de 2018, a quinze projetos de investigação científica com aplicabilidade comercial, já estão em fase de arranque. Os promotores dos projetos de investigação estão na fase de preparação, adquirindo bens, serviços e materiais essenciais ao desenvolvimento dos projetos.

Com um investimento total de cerca de 150 mil euros, as Bolsas de Ignição têm um financiamento máximo de 8.500 euros por projeto. As Bolsas são dirigidas a investigadores e docentes ligados aos centros de investigação da região centro do país, nomeadamente: Universidade de Coimbra, Instituto Politécnico de Leiria e Instituto Politécnico de Tomar.

Os quinze projetos, que envolvem 68 pessoas, devem ser executados num prazo de 12 meses, sendo que a maioria corresponde à área da saúde, ainda que o conjunto engloba também as áreas da indústria, alimentação, construção ou segurança.

A seleção de projetos teve em conta o grau de inovação e desenvolvimento e o potencial de valorização comercial, e que tenham como objetivo a elaboração de testes ou prototipagem de produtos e serviços resultantes da investigação científica.

“Segundo dados dos últimos relatórios é possível avaliar o impacto positivo deste tipo de apoio, o qual já levou à criação de quatro novas startups e à angariação de financiamento seis vezes superior ao total investido nas Bolsas de Ignição. Este é um instrumento fundamental no processo de inovação, tornando as propostas mais atrativas ao investimento privado e facilitando a transferência da tecnologia para o tecido empresarial”, referiu Amílcar Falcão, Vice-Reitor da Universidade de Coimbra.

INOV C 2020 financia outros projetos inovadores

O valor global atribuído às Bolsas de Ignição, cerca de 150 mil euros, representa apenas 10% do investimento associado ao INOV C 2020. Entre outras iniciativas financiadas ou cofinanciadas pelo INOV C 2020 encontram-se as Bolsas de Prova de Conceito, dirigidas a propostas aptas para licenciamento ou constituição de spin-off de base tecnológica num prazo de 1 a 2 anos, assim como o Arrisca C, o único concurso nacional dirigido a jovens estudantes do Ensino Superior, Secundário e Técnico-Profissional.

A Universidade de Coimbra é a líder do consórcio, ainda que do INOV C façam parte um conjunto de dez parceiros nucleares: o Instituto Politécnico de Coimbra, o Instituto Politécnico de Leiria, o Instituto Politécnico de Tomar, o Instituto Pedro Nunes, o ITeCons, o SerQ, o Biocant/ABAP, a Obitec e o TagusValley. O Inov C 2020 conta ainda com o apoio de mais de 600 outros parceiros.

O INOV C 2020 é um programa estratégico cofinanciado pelo Centro 2020, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), com um prazo de execução compreendido entre 18 de abril de 2017 e 17 de abril de 2019. Os parceiros executam um investimento total de 1.640.765 euros, sendo o montante de 1.394.650 euros financiado pelo FEDER.

O objetivo do programa INOV C 2020 é consolidar a Região Centro enquanto referência nacional na criação de produtos e serviços ligados à área de Investigação & Desenvolvimento. A consolidação do Ecossistema de Inovação, através da incorporação de uma oferta ampla de recursos, infraestruturas e respostas a desafios específicos, faz também parte da sua missão. O INOV C 2020 é a continuação do Programa Estratégico INOV C, executado entre 2010 e 2015.