Raid Ferraria coloca pilotos Todo-o-Terreno em Abrantes e no Gavião

Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno (CNTT) decorre nos dias 27 e 28 de abril no Ribatejo e Alto Alentejo. A 32ª edição do Raid Ferraria vai percorrer as pistas dos concelhos de Abrantes e Gavião. Mais de 130 equipas em Motos, Quads e SSV.

Raid Ferraria coloca pilotos Todo-o-Terreno em Abrantes e no Gavião
Raid Ferraria coloca pilotos Todo-o-Terreno em Abrantes e no Gavião: Foto: DR

A quarta jornada do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno (CNTT) 2019 junta 130 equipas repartidas por Motos, Quads e SSV, aos quais se junta mais uma jornada do Troféu Mini Baja, Daniel Jordão em Yamaha, e Salvador Vargas em KTM, nas motos, Luís Engeitado nos Quad, em Yamaha e Pedro Santinho Mendes, em Can-Am, nos SSV lideram as respetivas classificações do Campeonato.

Com 65 equipas inscritas, que é um recorde da temporada, os SSV serão, seguramente, o grande polo de atração do Raid Ferraria 2019.

Ao vencer no Pinhal e em Loulé, Pedro Santinho Mendes ultrapassou Vítor Santos, vencedor em Góis, e lidera uma competição onde, para cada corrida, há mais de uma dezena de candidatos à vitória.

João Dias, Pedro Carvalho, João Monteiro, Nuno Fontes, Aristides Júnior e Cristiano Batista entre diversos outros pilotos, todos eles aos comandos dos supercompetitivos Can-Am Maverick X3, são fortes candidatos à vitória.

De referir o regresso às competições por parte de David Tubarão, Paulo Delgado, Luís Portela de Morais e Nuno Madeira todos eles pilotos de elevada qualidade. Referência ainda para a estreia nos SSV por parte de Vitor Lopes, mais um piloto das duas rodas a dar o salto para esta disciplina.

Nas motos e apesar de ser notória a existência de um núcleo duro de pilotos que vai lutar este ano pelo título, Daniel Jordão em Yamaha, Salvador Vargas em KTM, que venceram no Pinhal e em Góis, e Bernardo Megre em Husqvarna, que lidera a Classe TT1, e se mostra também capaz de se intrometer nessa luta, o 32º Raid Ferraria acrescenta João Lourenço (Beta) que venceu no Algarve e parece ter-lhe tomado o gosto, Sebastian Bühler, vice-campeão em 2017 e que no Dakar deste ano entrou para a alta roda do motociclismo mundial e Bruno Santos campeão Rally Raid que esteve em excelente plano na sua estreia no Merzouga Rally. Dois pilotos que vão competir de Husqvarna, o primeiro na Classe TT2 e o segundo na Classe TT3. Arcélio Couto (Honda), Domingos Santos (AJP) e agora também Gonçalo Amaral (Honda), são os principais candidatos às posições seguintes.

Nos Quad, onde Luís Engeitado, que com três segundos lugares lidera o campeonato, a presença de Roberto Borrego, que ganhou no Pinhal e em Loulé é uma referência incontornável para assegurar que o espetáculo está garantido. A eles juntam-se entre outros o vice-campeão Filipe Martins, e o espanhol Teo Viñaras que tal como em Portalegre opta pelos Quad em detrimento do SSV.

Na segunda jornada do Troféu Mini Baja vão estar presente uma dezena de pilotos. No Pinhal foram vencedores Ândria Sousa em Mini Moto 1, João Duarte em Mini Moto 2 e Rodrigo Alves em Mini Quad que repetem a sua participação.

O 32º Raid TT da Ferraria disputa-se nos dias 27 e 28 de abril. A prova arranca no sábado com a realização da primeira etapa que compreende um setor seletivo de 42,5 quilómetros. No domingo os concorrentes terão pela frente uma dupla passagem por um troço com 88 quilómetros.

Atual classificação do Campeonato

SSV
Absoluto: 1º Vítor Santos, 56; 2º Pedro Santinho Mendes, 60; 3º João Dias, 47; 4º Pedro Carvalho, 38; 5º João Monteiro, 35; 6º Nuno Fontes, 34; 7º Aristides Júnior, 30; 8º Cristiano Batista; 13; 9º Pedro Grancha, 12; 10º Avelino Luís, Marco Pereira e José Garcia, 11.

TT2: 1º José Manescas, 57; 2º Eric Steichen, 49; 3º André Rodrigues e Tiago Guerreiro, 36; 5º Nuno Gameiro, 33; 6º David Gomes, 29; 7º Paulo Figueiredo, 27; 8º Paulo Fernandes, 24.

MOTO
Absoluto: 1º Salvador Vargas e Daniel Jordão, 61; 3º Bernardo Megre, 49; 4º Tiago Santos, 30; 5º João Lourenço, 25; 6º Domingos Santos, 24, 7º Gonçalo Amaral, 23; 8º Jorge Brandão, 21.

TT1: 1º Bernardo Megre, 75; 2º Tiago Santos, 52; 3º Gonçalo Amaral, 40; 4º Rui Cebola, 37.

TT2: 1º Daniel Jordão, 75; 2º Arcélio Couto, 40; 3º Jorge Brandão, 36; 4º Armindo Neves, 32.

TT3: 1º Salvador Vargas, 70; 2º Nelson Vassalo, 39; 3º Paulo Cardoso, 37; 4º Domingos Santos, 36.

QUAD
Absoluto: 1º Luís Engeitado, 60; 2º Roberto Borrego, 50; 3º Filipe Martins, 29; 4º Arnaldo Martins 25.