Randi Zuckerberg nas conferências do Estoril 2022

Randi Zuckerberg, fundadora da Zuckerberg Media, confirma presença no dia 2 de setembro nas Conferências do Estoril, na Nova SBE, Campus Carcavelos. Zuckerberg vai intervir sobre Poder dos Media e da Tecnologia, nas sessões pela PAZ.

Randi Zuckerberg nas conferências do Estoril 2022
Randi Zuckerberg nas conferências do Estoril 2022. Foto: DR

As Conferências do Estoril de 2022, que se realizam na Nova SBE, Campus Carcavelos, nos dias 1 e 2 de setembro, reúnem diversos líderes mundiais em torno de debates sobre os grandes desafios que a humanidade atualmente enfrenta.

Sob o tema “O Reequilíbrio Do Nosso Mundo: Um Apelo À Geração Do Propósito”, as Conferências do Estoril de 2022 apresentam uma agenda que desafia a um diálogo aberto e inclusivo, com o propósito de criar uma mudança positiva e reequilibrar o mundo pelo Planeta, pelas Pessoas, pela Paz.

Randi Zuckerberg, Fundadora & CEO da Zuckerberg Media (EUA), integra no dia 2 de setembro as sessões PELA PAZ, numa conversa sobre O Poder dos Media e da Tecnologia, conduzida por Ricardo Costa, Diretor de Informação da SIC (Portugal). Uma conversa centrada nos principais desafios e oportunidades que os media e a tecnologia trazem ao mundo atual e de que forma podem contribuir para o avanço de uma agenda global mais pacífica.

O percurso de Randi Zuckeberg coloca-a na vanguarda tanto do mundo tecnológico como das artes. Como colaboradora inicial do Facebook e criadora do Facebook Live esteve na linha da frente da tecnologia Web 2.0. Randi é também uma artista de renome que atuou na Broadway, tendo ganho três prémios Tony por produzir espetáculos na Broadway. Atualmente está a juntar estes dois mundos no início da Web3.

À luz da atual instabilidade geopolítica, as sessões PELA PAZ promovem um diálogo disruptivo sobre o liberalismo, a apologia de um sistema e das suas falhas com a presença no palco principal de Francis Fukuyama (EUA), um dos mais influentes pensadores da ciência política a nível global; a resistência às crescentes forças populistas que se sentem à escala global numa conversa com Anne Applebaum, historiadora vencedora do prémio Pulitzer (EUA); os principais desafios dos sistemas democráticos numa conversa com o Primeiro-Ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva; a necessidade de cimentar lideranças humanistas que reforcem a cooperação global para a Paz; a crise mundial de refugiados e a guerra, com foco no conflito Rússia – Ucrânia, e o seu impacto tanto para a Europa como para o mundo, com a presença dos antigos Presidentes Aleksander Kwasniewski (Polónia) e Kolinda Grabar-Kitarovic (Croácia), e antiga Primeira-Ministra Yulia Tymoshenko (Ucrânia), e sessão de encerramento liderada por Roberta Metsola, Presidente do Parlamento Europeu (Malta), com uma mensagem de inspiração para o futuro (The World Ahead).

Na manhã de dia 1 de setembro, as Conferências do Estoril irão dedicar a agenda à análise da situação do PLANETA que mais do que nunca exige regeneração, com intervenções de Bertrand Piccard, Fundador e CEO da Solar Impulse Foundation (Suíça), duas indígenas Xiye Bastida (México) e Helena Gualinga (Equador), Irene Heemskerk, Diretora do Centro para as Alterações Climáticas do Banco Central Europeu (Holanda), Luisa Gómez Bravo, Global Head of Corporate & Investment Banking (Espanha) e Peter Bakker, Presidente e CEO do WBCSD (Suíça), entre outros oradores impactantes para trazer uma agenda alargada para o sistema do capitalismo financeiro, a sustentabilidade do negócio e a jornada para o net-zero.

Na tarde de dia 1 de setembro, o grande tema PELAS PESSOAS. Estas sessões abordarão temas como o poder da tecnologia e como colocá-la ao serviço do bem com a intervenção do futurista, humanista e autor Gerd Leonhard (Switzerland); a prevenção de futuras crises sistémicas, incluindo a pobreza e questões de saúde, com a Diretora de Saúde da Fundação Bill & Melinda Gates e Comissária das Nações Unidas Alaa Murabit (Líbia) e a Princesa Zahra Aga Khan, Membro da Direção da Rede Aga Khan para o Desenvolvimento (AKDN); o poder da educação, com a participação da Presidente da International Publishers Association Bodour Al Qasimi (Emiratos Árabes Unidos); o papel das escolas de gestão na inspiração dos líderes de amanhã para uma liderança mais humana e entrada na ação; a necessidade crescente de falar sobre saúde mental nos dias de hoje com o ativista para o impacto social Lee Crockford (Austrália); e como podemos trazer a nossa autenticidade e singularidade ao mundo, numa conversa moderada pela cofundadora da WeBelong Jana Degrott (Luxemburgo).

Para uma experiência equilibrada e imersiva, a edição de 2022 inclui várias performances artísticas, com Cuca Roseta, Fadista (Portugal), e o produtor, músico e embaixador das Conferências do Estoril AY Young (EUA) no palco principal. DJ Tony Okungbowa (EUA), ator, produtor e DJ, que foi mais de 10 anos DJ residente do programa americano Ellen Degeneres Show, e um dos DJ nacionais mais promissores, DJ Kamala (Portugal), são duas atuações esperadas no Festival Future of Hope na tarde de dia 2 de Setembro, numa colaboração conjunta com a Associação de Estudantes da Nova SBE.

A agenda das conferencias integra também vários momentos sociais e de networking, com mais de 15 sessões paralelas, desenhadas para transformar conhecimento em ação, na tarde de dia 2 de Setembro, promovidas pelos parceiros das Conferências do Estoril e apoio de alguns clubes de alunos da Nova SBE, tais como: o Toolkit para mudar o mundo da Amnistia Internacional; Sala dos Autores com Rodrigo Guedes de Carvalho (Portugal) pela LEYA; McKinsey & Company; Projecto MIND Blackout com Minnie Freudenthal; Workshop Building Tomorrow’s Europe com Minna Vuorio, Directora do European Personnel Selection Office (Finlândia); entrevistas live sobre Os Desafios das Startups com Nuno Sebastião, CEO da Feedzai (Portugal) e Jane Hoffer, CEO da GoWithFlow (EUA), conduzidas por Ana Pimentel numa colaboração entre LEYA & Nova SBE Haddad Entrepreneurship Institute; também uma sessão dedicada ao que significa ser um Empreendedor Junior com o Presidente da Junior Enterprise Europe, Matteo Chiarofonte (Itália), liderado pelo clube Nova Junior Consulting; Challenging Corruption – numa sessão conduzida pela Transparency International Youth Integrity Initiative, entre outros.

Durante os dias da Conferência e em simultâneo, decorrerão debates sobre as mesmas temáticas em 4 escolas da rede CEMS: Aalto University (Finlândia), London School of Business and Economics (Reino Unido), Universidad de Los Andes (Colômbia) e Ivey Business School (Canadá), com vários momentos de interação em direto desde Portugal.

Entre os inúmeros parceiros e apoios, as Conferências do Estoril contam com o Alto Patrocínio do Presidente da República Portuguesa, o apoio da Câmara Municipal de Cascais e do Turismo de Portugal enquanto coanfitriões, CEMS – The Global Alliance in Management Education enquanto Strategic Partner e McKinsey & Company enquanto Official Knowledge Partner. Esta edição conta também com o patrocínio da EDP, Sumol+Compal, da Central de Cervejas através da marca Heineken, e da Redbull, Nestlé, Sogrape e Uber, Samsung e Tazzi, e com o apoio da Representação da Comissão Europeia em Portugal, o Centro Regional de Informação das Nações Unidas (UNRIC), a Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD), a Federação Universal para a Paz, a Universidade Nova de Lisboa e o Expresso, para além da LUSA, Euronews, Dinheiro Vivo, Rádio Renascença, The Insider, e Visão enquanto media partners.

O evento já atingiu a sua capacidade presencial máxima (com lista de espera e eventuais lugares a serem abertos nos próximos dias) mas será possível assistir online, uma vez que a conferência também será transmitida em direto, através de uma plataforma digital, aberta e gratuita a participantes de todo o mundo. O registo também é obrigatório e pode ser feito no website.