Reabilitação respiratória deve abranger todos os doentes respiratórios crónicos

Sociedade Portuguesa de Pneumologia alerta para a necessidade de tornar a reabilitação respiratória uma realidade para todos os doentes respiratórios crónicos. Uma terapêutica que contribui eficazmente para o doente ter uma vida ativa.

Reabilitação respiratória deve abranger todos os doentes respiratórios crónicos
Reabilitação respiratória deve abranger todos os doentes respiratórios crónicos. Imagem: SPP

No dia 21 de abril assinala-se o Dia Nacional da Reabilitação Respiratória. “A reabilitação respiratória tem como principal objetivo restaurar a capacidade funcional do doente respiratório crónico, habilitando-o para a realização de esforços físicos e capacitando-o para uma vida ativa em sociedade. Inclui um conjunto de medidas que passam pela educação para a saúde e terminam no treino de esforço sob prescrição médica e vigilância por profissional de saúde qualificado de forma a garantir segurança e eficácia desta intervenção”, explicaram os pneumologistas Inês Sanches e Luís Vaz Rodrigues, da Sociedade Portuguesa de Pneumologia.

Os especialistas indicaram que apesar dos benefícios já amplamente reconhecidos, “62% destes doentes nunca ouviram falar de reabilitação respiratória”. A terapêutica contribuir eficazmente para um aumento da força muscular e para a capacidade de realização de exercício físico, e melhora, comprovadamente, os sintomas da doença respiratória e a qualidade de vida do doente respiratório crónico, aumentando a seu nível global de energia.

“A intervenção farmacológica atua sobretudo no controlo dos sintomas respiratórios mas, para alguns doentes, pode ser insuficiente para recuperar a sua capacidade funcional, ou seja, o desempenho físico-motor e realização de esforços físicos”, acrescentaram os pneumologistas.

Em face da atual situação os especialistas pretendem que haja uma mensagem clara para inverter estes números e tornar a reabilitação respiratória “uma realidade para todos os doentes respiratórios crónicos”.

No âmbito do Dia Nacional da Reabilitação Respiratória, e como forma de sensibilizar a população portuguesa para a importância desta terapêutica, a Sociedade Portuguesa de Pneumologia lançou um vídeo infográfico que vai ser transmitido na televisão durante o dia 22 de abril, divulgado nas redes sociais, e disponíveis no Youtube.