Reabrem os equipamentos culturais em Setúbal

Com todas as condições de segurança para a saúde pública reabrem, a 2 de junho, todos os equipamentos culturais da autarquia de Setúbal. Fórum Municipal Luísa Todi, Casa da Cultura de Setúbal e o Cinema Charlot – Auditório Municipal já têm programação.

Reabrem os equipamentos culturais em Setúbal
Reabrem os equipamentos culturais em Setúbal. Foto: © Rosa Pinto

A partir de 2 de junho todos os equipamentos culturais da Câmara Municipal de Setúbal reabrem ao público com todas as medidas necessárias que permitam o desenvolvimento da sua atividade regular e as de segurança de saúde pública.

O Fórum Municipal Luísa Todi, a Casa da Cultura de Setúbal e o Cinema Charlot – Auditório Municipal têm preparada a reabertura depois de já terem sido reabertos museus, galerias e bibliotecas.

Durante o tempo em que os equipamentos estiveram encerrados, a autarquia desenvolveu ações para criar condições que vão permitir a retoma da atividade cultural da cidade e a confiança do público e visitantes que frequentam estes espaços.

Para cada um dos equipamentos foi elaborado um plano de contingência, e envolveu a limpeza e desinfeção profunda com máquina de ozono, a distribuição de Equipamento de Proteção Individual (EPI) adequados para cada funcionário, como máscaras, luvas, viseiras, bem como, foram distribuídos dispensadores com desinfetante para as mãos pelas diferentes salas.

O plano envolveu também a colocação de separadores nas bilheteiras e receções, bem como sinalização para indicar a distância mínima de atendimento ao público, e indicação de portas de entrada e saída. Foi revista a capacidade de ocupação máxima dos auditórios e espaços expositivos, seguindo orientações Direção-Geral da Saúde.

Os equipamentos culturais têm já programação para os próximos meses com forte incidência da área do cinema a iniciar no dia 8 de junho.

O Fórum Municipal Luísa Todi retoma o cinema às segundas-feiras com o Lauro António Masterclass da História do Cinema, com entrada gratuita.

Para esta fase de reabertura está também agendada uma criação do Coro Setúbal Voz, e um ciclo de humor com artistas de renome nacional como António Raminhos, Pedro Tochas, Ana Arrebentinha e um encontro entre dois gigantes do palco e da comédia, Ana Bola e José Pedro Gomes em Casal da Treta.

A programação da Casa da Cultura tem início a dia 12 de junho, e privilegia atividades ao ar livre (largo do Sapalinho e Pátio do Dimas). Mas também serão realizados alguns concertos na Sala José Afonso para uma plateia reduzida e com transmissão online.

Durante os meses de verão acolherá vários concertos como o Pedro e os Lobos, Remexido, Aníbal Zola e Madalena Palmeirim. Serão realizadas sessões de Cinema na Rua em parceria com a 50 Cuts e são retomadas as Sessões de Fado, bem como as “Curtas e Caipirinha” no Pátio do Dimas, além de participações do TEFN e da Associação Disrupção. A exposição Manual de conversação de Henrique Ruivo continuará patente na galeria da casa.

O Cinema Charlot segue a programação regular em parceria com a Associação Festroia e entre os dias 9 e 15 de julho as sessões do Set´Curtas onde se inclui o Dia de Festa da Sofia Bost; Ruby da Mariana Gaivão e Cães que ladram aos pássaros da Leonor Teles.