Reagir 2018 – As artes de Leiria dão luta ao cancro

Centro Hospitalar de Leiria reúne artistas num grande espetáculo solidário. No dia 23 de fevereiro, o 'Reagir 2018 – As artes de Leiria dão luta ao cancro' tem a participação de artistas leirienses de várias áreas, como a dança, a música e a performance.

A 'Carta’ da artista plástica Sílvia Patrício
A 'Carta’ da artista plástica Sílvia Patrício. Foto: DR

Com o objetivo de apoiar as atividades Hospital de Dia de Oncologia do Centro Hospitalar de Leiria (CHL) vai decorrer no dia 23 de fevereiro, no Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria, o espetáculo ‘Reagir 2018 – As artes de Leiria dão luta ao cancro’. Este espetáculo solidário tem a participação de artistas leirienses de várias áreas, como a dança, a música e a performance. Os bilhetes já estão à venda no Teatro.

“Chamámos ‘Reagir’ a este projeto ao qual quisemos dar a forte carga simbólica do processo de luta contra o cancro”, explicou Helder Roque, Presidente do Conselho de Administração do CHL, e acrescentou: “Desde logo somos chamados a reagir nas escolhas que fazemos na nossa vida para termos hábitos saudáveis que nos ajudem a prevenir a doença, mas também quando fazemos os rastreios para deteção precoce do cancro, ou quando temos de enfrentar a doença, nossa ou de familiares ou amigos”.

O responsável hospitalar lembrou ainda: “A nossa reação, a forma positiva como conseguimos enfrentar a doença, fazem toda a diferença para um futuro com esperança e saúde.”

O espetáculo solitário tem a participação da Orquestra do Orfeão de Leiria, o Coro do Hospital de Santo André, da SwingSamp, da escola de dança Annarella, de André Barros e dos Whales, e ainda de Sofia Lisboa, ex-Silence 4. Sofia Lisboa possui, ela própria, uma história pessoal de doença oncológica, e um percurso de dedicação ao voluntariado por esta causa.

No foyer do Teatro José Lúcio da Silva está uma exposição com pósteres informativos sobre diversas patologias oncológicas, quadros feitos e oferecidos pelos utentes do Hospital de Dia ao Serviço, e ainda fotografias que ilustram os diversos serviços e atividades realizadas no Centro Hospitalar de Leiria.

Outra iniciativa, que liga as artes à luta contra o cancro, é o leilão de obras oferecidas por três artistas leirienses, que está a decorrer. O leilão inclui uma fotografia que Integrou a exposição ‘As Long As We Have Each Other’, que esteve patente nos Encontros de Fotografia de Braga em 2012, da autoria do músico David Fonseca, antigo companheiro de Sofia Lisboa nos Silence 4; uma pintura de óleo sobre madeira intitulada ‘A Carta’ da artista plástica Sílvia Patrício, autora do retrato dos pastorinhos para a cerimónia de canonização em Fátima; e uma escultura em madeira de amieiro com patine policromada intitulada ‘Coração partido’ do artista plástico Abílio Febra.

As diversas iniciativas têm um objetivo claro, o de angariar os recursos que “a melhoria das condições de conforto, bem-estar e apoio técnico das instalações onde os doentes oncológicos são tratados, no Hospital de Dia de Oncologia do CHL”. Com estas iniciativas o CHL pretende que as pessoas possam “contribuir participando nas iniciativas agendadas, comprando o bilhete para o espetáculo ou adquirindo uma das peças a leitão, ou ainda com donativos por conta solidária ‘CHL – Reagir’.”