Receita de turismo em janeiro 2019 sobe para 163 milhões de euros

Turismo cresceu em janeiro, para as 3 milhões de dormidas, receitas de 163 milhões de euros, com as dormidas dos turistas oriundos da China a crescer 30,4%. O Alentejo é a região do país que mais cresceu em número de dormidas com um aumento de 18,3%.

Receita de turismo em janeiro 2019 sobe para 163 milhões de euros
Receita de turismo em janeiro 2019 sobe para 163 milhões de euros. Foto: © Rosa Pinto

O Turismo em Portugal continua a mostrar um grande dinamismo. Dados do INE mostram que no mês de janeiro de 2019 o número de hóspedes cresceu 7,2%, para 1,3 milhões, as dormidas cresceram 4,7%, para 3 milhões e os proveitos subiram 8,7%, fixando-se nos 163 milhões de euros.

Dados do INE que passou a divulgar os dados mensais relativos ao Alojamento Local (estabelecimentos com mais de 10 camas), indicam que houve um crescimento de 6,1% nos hóspedes, para 190 mil, e de 4,4% nas dormidas, para 402 mil.

Por origem dos visitantes verificou-se que os mercados que mais cresceram em dormidas em janeiro foi a China em 30,4%, os EUA com mais 23,9%, o Canadá com 14,7% e a Irlanda com mais 11,3%, o que demonstra o efeito da estratégia de diversificação de mercados estabelecida na Estratégia Turismo 2027. No entanto o mercado do Reino Unido registou um crescimento de 4,3% de dormidas em janeiro.

Os resultados das entradas de turistas no janeiro mostram que se continua a abrir o mapa turístico do país e a reduzir a sazonalidade, com os maiores crescimentos em dormidas a serem registados no Alentejo com mais 18,3%, no Norte com mais 10,5% e também no Algarve, que cresce 8% num mês da chamada época baixa.

Ana Mendes Godinho, Secretária de Estado do Turismo, referiu: “Estes resultados do início do ano mostram que a atividade turística continua efervescente e a crescer ao longo do território e ao longo de todos os meses, mesmo depois de um ano de recordes como foi 2018. Portugal continua a ser um destino imperdível nos 365 dias do ano, e a estratégia de diversificação de mercados, atraindo turistas que viajam ao longo de todo o ano, está a tornar a atividade turística cada vez mais sustentável”.