Rede Qualifica com mais 50 novos Centros

Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional abre concurso para 50 novos centros Qualifica para todo o país. O objetivo do Governo é reforçar a qualificação de adultos em idade ativa através de centros Qualifica.

Rede Qualifica com mais 50 novos Centros
Rede Qualifica com mais 50 novos Centros

Programa Qualifica vai ser reforçado em todo o país com o alargamento da rede em mais 50 novos centros. O objetivo dos Ministérios da Educação e do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social é satisfazer a necessidades regionais e locais na consolidação do sistema de aprendizagem ao longo da vida.

Com os novos centros Qualifica agora colocados em concurso pela Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP) vai permitir garantir a muitos “adultos com baixas qualificações uma resposta cada vez mais próxima, acessível e relevante”.

O concurso para os novos centros “valoriza as candidaturas de entidades que, pela sua natureza, demonstrem capacidade de abrangência territorial, desenvolvam a sua atividade em setores identificados como deficitários em termos de qualificações ou junto de públicos com baixas qualificações e/ou particularmente difíceis de mobilizar para percursos de qualificação”.

As entidades interessadas devem apresentar a candidatura através da página oficial da ANQEP. O prazo para a apresentação de candidaturas à criação e funcionamento de Centros Qualifica decorre até 13 de setembro de 2019.

O Programa Qualifica com um orçamento de 200 milhões de euros para o período 2017 a 2020 tem como objetivo “a educação e formação de adultos enquanto prioridade do país, de forma a reforçar a posição de Portugal entre os países da União Europeia no que toca à qualificação de adultos em idade ativa.

Em 2016 foram criados 30 novos Centros, num primeiro alargamento da rede, e mais 42 em 2017, Com o novo concurso pretende-se atingir a meta estabelecida de ter 300 Centros Qualifica distribuídos por todo o território continental.

Nos últimos dois anos e meio foram acolhidos pelos Centros Qualifica, em todo o país, 360 mil adultos, destes 215 mil já foram encaminhados para ofertas de formação e mais de 80 mil para Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC).