Reflorestação da Mata Nacional do Bussaco tem apoio das lojas Marques Soares

Iniciativa das lojas Marques Soares, que envolve a associação “Plantar Uma Árvore”, contribui para reflorestação da Mata Nacional do Bussaco. Compras nas lojas da marca, nos dias 21, 22 e 23 de abril, apoiam plantação de novas árvores, assinalando Dia Mundial da Terra.

Reflorestação da Mata Nacional do Bussaco tem apoio das lojas Marques Soares
Reflorestação da Mata Nacional do Bussaco tem apoio das lojas Marques Soares. Foto: DR

Campanha dos Armazéns Marques Soares promove reflorestação da Mata Nacional do Bussaco. A iniciativa, que pretende também assinalar o Dia Mundial da Terra, (que se celebra todos os anos a 22 de abril), mas de uma forma com um real impacto numa área protegida e que está classificada como Monumento Nacional, desde 2018.

A iniciativa da marca nacional de comércio tradicional, Marques Soares, que possui lojas no Porto, Braga, Penafiel, Vila Real, Aveiro, Santarém, Évora e Beja, envolvendo cerca de 250 colaboradores, decorrerá nos dias 21 a 23 de abril.

Durante os três dias, por cada compra de valor igual ou superior a 150 euros, nas lojas da Marques Soares, a empresa assume os encargos com a plantação de uma árvore na Mata Nacional do Bussaco, e assim, contribuir para a renovação de um dos principais ativos naturais do País.

A plantação das árvores conseguidas na campanha será posteriormente assegurada pela associação Plantar Uma Árvore e decorrerá no outono deste ano, nos 105 hectares da Mata Nacional do Bussaco, no concelho da Mealhada, a 548 metros de altitude, no extremo noroeste da serra do Bussaco, um local que favorece um microclima, de temperaturas amenas, elevada precipitação e frequentes nevoeiros matinais – caraterísticas que favorecem uma elevada biodiversidade.

Dividida em quatro unidades de paisagem: Arboreto, Jardins e Vale dos Fetos, Floresta Relíquia e Pinhal do Marquês, é uma das matas nacionais mais ricas em património natural, arquitetónico e cultural. Em 2022 bateu o record de visitantes ao atingir cerca de 500 mil.

“A sustentabilidade é um tema muito sentido no nosso Grupo e, recorrentemente, desenvolvemos iniciativas tendentes a ir ao encontro dos temas que promovem mensagens e gestos ecológicos, que convêm ser reforçados, sobretudo junto das novas gerações”, nota Elisabete Neves, responsável de marketing da Marques Soares.

Reflorestação da Mata Nacional do Bussaco tem apoio das lojas Marques Soares
Reflorestação da Mata Nacional do Bussaco tem apoio das lojas Marques Soares. Foto: DR

Envolvida na iniciativa a associação Plantar Uma Árvore, que foi oficializada a 25 de abril de 2012, desenvolve a sua atividade pela valorização do património natural, sustentabilidade ecológica e na promoção da consciência ambiental e da responsabilidade social. Uma Associação que desenvolve e implementa programas de voluntariado, de curta e longa duração, para a recuperação de áreas ecologicamente degradadas, através da restituição de bosques nativos e das espécies autóctones, através de iniciativas que envolvem a sociedade.

A associação privilegia plantações biodiversas para potenciar a taxa de sobrevivência, a biodiversidade e a resiliência aos fogos.

Os Armazéns Marques Soares abriram portas na Rua das Carmelitas, no Porto, a 5 de novembro de 1960, com um espaço inicial de 150 metros quadrados e 10 funcionários. No início, as vendas estavam confinadas a tecidos para vestuário, malhas e camisaria. Atualmente, conta com uma área bruta de 14 mil metros quadrados e quase três centenas de colaboradores, divididos pelas diferentes lojas presentes no Porto, Braga, Aveiro, Santarém, Beja, Vila Real e Évora.

Reflorestação da Mata Nacional do Bussaco tem apoio das lojas Marques Soares
Reflorestação da Mata Nacional do Bussaco tem apoio das lojas Marques Soares. Foto: DR

Com cerca de 70 mil clientes, a Marques Soares é uma das marcas de referência no comércio nacional, facto que já mereceu o reconhecimento internacional, por parte da European Foundation for Entrepreneurship Research, como sendo uma das 500 empresas mais dinâmicas da Europa.