Refugiados: Turquia já recebeu 5,6 mil milhões de euros da União Europeia

Turquia recebeu da União Europeia 5,6 mil milhões de euros para apoio aos refugiados, e ao longo do verão deverá receber mais 400 milhões de euros ao abrigo do Mecanismo da UE em Favor dos Refugiados.

Refugiados: Turquia já recebeu 5,6 mil milhões de euros da União Europeia
Refugiados: Turquia já recebeu 5,6 mil milhões de euros da União Europeia. Infografia: União Europeia

Desde 2016 que a Turquia já recebeu da União Europeia 5,6 mil milhões de euros de um total de 6 mil milhões, do Mecanismo em Favor dos Refugiados na Turquia e está previsto pela Comissão Europeia que o saldo remanescente de 400 milhões de euros seja atribuído à Turquia ao longo deste verão.

A Comissão Europeia adotou um novo conjunto de medidas de assistência no valor de 1,41 mil milhões de euros, assegurando a continuidade do apoio da União Europeia aos refugiados e às comunidades de acolhimento na Turquia. Os programas centrar-se-ão nos domínios da saúde, da proteção, do apoio socioeconómico e das infraestruturas municipais. As novas medidas fazem parte da segunda parcela do Mecanismo em Favor dos Refugiados na Turquia, elevando o montante total já atribuído desde 2016 a 5,6 mil milhões de euros de um total de 6 mil milhões.