Renovação online do Cartão de Cidadão com mais de 13 mil pedidos

Renovação online do Cartão de Cidadão entrou em funcionamento a 20 de junho, e no primeiro mês foram efetuados mais de 13 mil pedidos. E outras medidas reduziram o tempo de atendimento em balcão para metade, em relação aos meses anteriores.

Renovação online do Cartão de Cidadão com mais de 13 mil pedidos
Renovação online do Cartão de Cidadão com mais de 13 mil pedidos. Foto: © Rosa Pinto

Para reforçar a resposta dos serviços do Cartão de Cidadão (CC) em virtude do acentuado crescimento da procura nos últimos meses, foi introduzida a possibilidade de renovação online a partir de 20 de junho, tendo neste primeiro mês sido já efetuados mais de 13 mil pedidos.

Outra medida também implementada diz respeito à possibilidade de reutilização dos dados do cidadão existentes no sistema, o que permitiu reduzir para metade o tempo médio de atendimento, e o alargamento dos locais onde é possível solicitar a renovação do documento de identificação. Desde 20 de maio, a renovação do CC pode ser feita não só nos balcões do Instituto dos Registos e do Notariado como também em dezenas de Espaços Cidadão de Lisboa, Algarve e Porto.

Estão atualmente disponíveis 54 Espaços Cidadão – 40 na Área Metropolitana de Lisboa, nove na região do Algarve e cinco na Área Metropolitana do Porto – onde já ocorreram mais de 10 mil pedidos de renovação de Cartões de Cidadão. No Espaço Cidadão de Portimão, região do país para onde afluem muitos cidadãos residentes e não residentes em Portugal, nesta época do ano, foram recebidos, em média, desde o dia 8 de julho, 10 pedidos de renovação de Cartão de Cidadão por dia.

Adicionalmente, foi disponibilizado um serviço de apoio personalizado para renovação online na Conservatória de Lisboa da Av. Fontes Pereira de Melo, o Campus de Justiça e a Conservatória de Oeiras, nas quais a entrega de senhas passou a ser feita a partir das 7h, e os alertas enviados, via SMS, com o aviso do fim do prazo de validade do CC passaram a incluir uma proposta de data e local para o agendamento.

As várias medidas já são visíveis e resultaram numa descompressão muito significativa do atendimento, permitindo que os cidadãos percam menos tempo em filas e deslocações.