Renovação online do Cartão de Cidadão com mais de 13 mil pedidos

Renovação online do Cartão de Cidadão entrou em funcionamento a 20 de junho, e no primeiro mês foram efetuados mais de 13 mil pedidos. E outras medidas reduziram o tempo de atendimento em balcão para metade, em relação aos meses anteriores.

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Renovação online do Cartão de Cidadão com mais de 13 mil pedidos
Renovação online do Cartão de Cidadão com mais de 13 mil pedidos. Foto: © Rosa Pinto

Para reforçar a resposta dos serviços do Cartão de Cidadão (CC) em virtude do acentuado crescimento da procura nos últimos meses, foi introduzida a possibilidade de renovação online a partir de 20 de junho, tendo neste primeiro mês sido já efetuados mais de 13 mil pedidos.

Outra medida também implementada diz respeito à possibilidade de reutilização dos dados do cidadão existentes no sistema, o que permitiu reduzir para metade o tempo médio de atendimento, e o alargamento dos locais onde é possível solicitar a renovação do documento de identificação. Desde 20 de maio, a renovação do CC pode ser feita não só nos balcões do Instituto dos Registos e do Notariado como também em dezenas de Espaços Cidadão de Lisboa, Algarve e Porto.

Estão atualmente disponíveis 54 Espaços Cidadão – 40 na Área Metropolitana de Lisboa, nove na região do Algarve e cinco na Área Metropolitana do Porto – onde já ocorreram mais de 10 mil pedidos de renovação de Cartões de Cidadão. No Espaço Cidadão de Portimão, região do país para onde afluem muitos cidadãos residentes e não residentes em Portugal, nesta época do ano, foram recebidos, em média, desde o dia 8 de julho, 10 pedidos de renovação de Cartão de Cidadão por dia.

Adicionalmente, foi disponibilizado um serviço de apoio personalizado para renovação online na Conservatória de Lisboa da Av. Fontes Pereira de Melo, o Campus de Justiça e a Conservatória de Oeiras, nas quais a entrega de senhas passou a ser feita a partir das 7h, e os alertas enviados, via SMS, com o aviso do fim do prazo de validade do CC passaram a incluir uma proposta de data e local para o agendamento.

As várias medidas já são visíveis e resultaram numa descompressão muito significativa do atendimento, permitindo que os cidadãos percam menos tempo em filas e deslocações.

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