Resgate médico de norte-americana do navio “NORWEGIAN JADE”

Passageira do navio “NORWEGIAN JADE” de nacionalidade norte-americana foi ontem, dia 4 de maio, resgatada devido a problemas cardíacos. O navio encontrava-se a cerca de 111 quilómetros a este da ilha de São Miguel, nos Açores.

Helicóptero EH-101 da Força Aérea Portuguesa
Helicóptero EH-101 da Força Aérea Portuguesa. Foto: ©Rosa Pinto/arquivo

Uma norte-americana de 66 anos que se encontrava a bordo do navio “NORWEGIAN JADE”, foi resgatada com recurso a um helicóptero EH-101 da Força Aérea Portuguesa (FAP), quando o navio se encontrava a navegar a cerca de 60 milhas, ou seja, 111 quilómetros, a este da ilha de São Miguel, nos Açores.

A evacuação da passageira, que se deveu a problemas cardíacos, foi desembarcada no aeroporto de Ponta Delgada, pelas 23h20m horas locais, de ontem. No local aguardava uma ambulância do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores. A paciente foi transportada para o Hospital do Divino Espírito Santo, na ilha de São Miguel.

O resgate foi coordenado pela Marinha, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC Delgada), em articulação com o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento das Lajes (RCC Lajes) e com o Centro de Orientação de Doentes Urgentes Mar (CODU-Mar).