Resgate médico de tripulante de navio mercante

Operação de evacuação médica de passageiro do navio mercante SBI CHARLESTON, a navegar a cerca de 60 milhas a sudoeste do Cabo de S. Vicente, teve hoje lugar pelas 14h35, de 21 de março.

Helicóptero EH-101
Helicóptero EH-101. Foto: Rosa Pinto

O alerta foi dado pela guarnição do navio através de uma chamada telefónica para a Linha de Emergência no Mar do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), informando que um tripulante do navio, de nacionalidade indiana, do sexo masculino, de 37 anos de idade, apresentava traumatismo da face com hemorragia.

O INEM – Centro de Orientação de Doentes Urgentes no Mar (CODU-Mar) avaliou a necessidade de resgate médica como urgente, sendo de imediato empenhado o meio aéreo para o local, indica a Marinha em comunicado.

Numa operação coordenada pelo MRCC Lisboa, em articulação com a Força Aérea Portuguesa (FAP) e o CODU-Mar, foi empenhado no salvamento o helicóptero EH-101 da FAP que efetuou o resgate às 14h35.

O tripulante foi evacuado do navio mercante SBI CHARLESTON, de bandeira das Ilhas Marshall, a navegar a cerca de 60 milhas a sudoeste do Cabo de S. Vicente, tendo o helicóptero EH-101 seguido para o aeródromo de Figo Maduro, onde aguardava a ambulância do INEM, e a pessoa ferida transportada para o Hospital de Santa Maria, em Lisboa, em situação estável.