Resgate médico do navio de cruzeiro ‘SAGA PEARL II’

Marinha coordena resgate médico de passageiro britânico do ‘SAGA PEARL II’ a 185 quilómetros a sudoeste do Funchal. O resgate foi feito por helicóptero EH-101 da FAP e o doente deu entrada no Hospital Dr. Nélio Mendonça, no Funchal, na noite do dia 28 de dezembro.

Resgate médico do navio de cruzeiro ‘SAGA PEARL II’
Resgate médico do navio de cruzeiro ‘SAGA PEARL II’. Foto: Marinha

A Marinha coordenou, “durante a tarde de 28 dezembro, uma operação de resgate médico de um passageiro, do sexo masculino com 84 anos de idade, de nacionalidade britânica, que se encontrava a bordo do navio de cruzeiro ‘SAGA PEARL II’ de bandeira de Malta, a navegar a cerca de 100 milhas (185,2 quilómetros) a sudeste do Funchal.“

A operação foi feita através do Subcentro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo do Funchal (MRSC Funchal) em coordenação com o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), e em articulação com a Força Aérea Portuguesa (FAP) e com o Serviço Regional de Proteção Civil (SRPC IP-RAM).

A Marinha indicou que “o alerta foi recebido no MRSC Funchal cerca das 17h10 do dia 28 de dezembro, através de contato telefónico do navio” e “de imediato, encaminhado para o INEM – Centro de Orientação de Doentes Urgentes no Mar (CODU-Mar)”, que avaliou a situação clínica e determinou a modalidade de evacuação, e “face ao quadro clínico” o resgate médico foi feito via aérea.

Dada a posição do ‘SAGA PEARL II’ no Atlântico foi ativado o helicóptero EH-101 do Destacamento Aéreo da Madeira da FAP, sediado em Porto Santo, que procedeu ao transporte do doente tendo o mesmo “desembarcado no aeroporto da Madeira cerca das 20h50”, de daí transportado para o Hospital Dr. Nélio Mendonça, no Funchal, em ambulância dos Bombeiros Municipais de Machico.