Reumatologia é uma das especialidades médicas

Numa população em que 50% sofre com doenças reumáticas e onde nem sempre recorre a um médico especialista para diagnóstico e tratamento, a Sociedade Portuguesa de Reumatologia lança campanha de sensibilização “Eu reumatologista sou o seu especialista”.

Reumatologia é uma das especialidades médicas
Reumatologia é uma das especialidades médicas

Cerca de 50% dos portugueses sofre de condição reumatológica. Uma condição que envolve mais de 100 doenças reumáticas. Médicos especialistas em reumatologia podem auxiliar na definição de um adequado diagnóstico e no tratamento.

Para uma sensibilização para a importância da especialidade médica, que muitas vezes é desvalorizada por não existir um conhecimento evidente das suas áreas de intervenção, e da importância de recorrer a um especialista para tratar doenças reumatológicas, a Sociedade Portuguesa de Reumatologia (SPR) desenvolveu campanha “Eu reumatologista sou o seu especialista”.

“As doenças reumáticas afetam cerca de 50% da população portuguesa, prejudicando a sua qualidade de vida. A Reumatologia é a especialidade que permite aos médicos ter a formação e o conhecimento para tratar de forma eficaz estas doenças, estando sempre a par dos avanços da ciência”, explica António Vilar, médico reumatologista e Presidente da Sociedade Portuguesa de Reumatologista, e um dos protagonistas da campanha.

“Eu reumatologista sou o seu especialista” é também protagonizada por Susana Fernandes, médica reumatologista, que acrescenta “existem mais de 100 doenças reumáticas, cada uma com as suas características e graus de gravidade. Os médicos reumatologistas são as pessoas indicadas para as tratar, pelo que é importante que exista um conhecimento sobre esta especialidade.”

Outra das protagonistas da campanha, Daniela Peixoto, médica reumatologista, acrescenta que “apesar de associadas à população adulta as doenças reumáticas afetam todas as idades, incluindo crianças e jovens”.

A campanha, que conta com três temas diferentes, já está nas plataformas digitais, rede de mupis, imprensa e rádio.