Ricardo Carvalho, em Yamaha, lidera Baja de Loulé

Sete pilotos separados por 54s após os primeiros 90 quilómetros. Com um ritmo alucinante foi cumprida a primeira etapa da Baja de Loulé. Ricardo Carvalho aos comandos de um dos novos Yamaha de motorização Turbo venceu mas com margem muito curta.

Ricardo Carvalho, em Yamaha, lidera Baja de Loulé
Ricardo Carvalho, em Yamaha, lidera Baja de Loulé. Foto: DR

A Baja de Loulé cumpriu sábado a sua primeira etapa após terem sido disputado o prólogo de 5,2 quilómetros e um setor seletivo com 83,4 quilómetros cronometrados. Ricardo Carvalho aos comandos de um dos novos Yamaha de motorização Turbo está na frente da corrida mas tudo está ainda muito longe de estar decidido na medida em que os sete primeiros estão separados por escassos 55 segundos.

Pedro Carvalho em Can-Am que chegou a ser mais rápido no prólogo ocupa agora a 4ª posição. À sua frente estão Marco Silva e Henrique Nogueira ambos igualmente em Can-Am. De referir que Marco Silva realizou apenas o 20º tempo no prólogo o que não o impediu de na parte da tarde ter gasto apenas mais 15s que Ricardo Carvalho.

Atrás do Yamaha de Ricardo Carvalho estão 12 Can-Am Maverick X3 entre os quais vários candidatos à vitória com é o caso de João Monteiro, atual lider do campeonato, Ruben Faria e Pedro Grancha. O ex-campeão nacional João Dias lidera o Troféu Polaris ocupando o 14º lugar a 2m30s de Ricardo Carvalho, enquanto Mário Franco na 15ª posição com apenas mais 15s é o primeiro da Classe T2 destinada aos SSV sem motorização Turbo.

A Baja de Loulé que está a percorrer pistas dos concelhos de Loulé, Alcoutim, Almodôvar, Tavira e São Brás de Alportel prossegue este domingo pela manhã com os concorrentes a disputarem um setor seletivo com 76,28 quilómetros para, da parte da tarde, a corrida terminar com uma derradeira especial com 81,6 quilómetros de extensão. Almancil é a base da prova estando a ZA de Domingo instalada no Padock da Pista de Motocross da Cortelha.

Classificação após a 1ª etapa

1º Ricardo Antrax Carvalho(Yamaha) em 1h22m58,5s

2º Marco Silva/João Silva (Can-Am)a 26,5s

3º Henrique Nogueira Racing/João Silva (Can-Am) a 38,6s

4º Pedro Carvalho/André Guerreiro (Can-Am) a 40,5s

5º Luis Portela Morais/Nelson Custódio (Can-Am) a 45,6s

6º Lourenco Rosa/ Joaquim Dias (Can-Am) a 48,2s

7º David Tubarao (Can-Am) a 54,4s

14º João Dias 929/Joao Filipe Miranda (Polaris) a 2m30,5s

15º (1º SSVT2) Mario Franco/Luis Engeitado (Yamaha) a 2m35,5s