Riscos do cigarro eletrónico: um alerta da Ordem dos Médicos Dentistas

Ordem dos Médicos Dentistas alerta para os riscos do cigarro eletrónico. Um alerta que assinala o Dia Mundial Sem Tabaco, a 31 de maio. A Ordem considera que a falta de informação sobre o cigarro eletrónico aumenta os riscos.

Riscos do cigarro eletrónico: um alerta da Ordem dos Médicos Dentistas
Riscos do cigarro eletrónico: um alerta da Ordem dos Médicos Dentistas. Foto: © Risa Pinto

Diversos estudos têm vindo a mostram que os adolescentes e os jovens adultos procuram cigarros eletrónicos por considerarem que são menos prejudiciais para a saúde do que o tabaco tradicional. Uma precessão que advém da pressão publicitária.

Orlando Monteiro da Silva, bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas, referiu que recentemente “a Phillip Morris, a maior empresa de tabaco do mundo, recorreu a vários ‘influencers’ digitais, em vários pontos do mundo, para publicitar os seus cigarros eletrónicos, pretendendo dar uma imagem de glamour e de alta tecnologia, dando a entender enganadoramente que é possível a inalação de nicotina limpa de substâncias adversas.”

No caso da saúde oral, o consumo de tabaco, seja ele qual for, é altamente prejudicial para os tecidos moles e duros da boca e é um fator de risco ou contributivo para doenças de natureza inflamatória, infeciosa, degenerativa e neoplásica, como a doença periodontal, a perda dentária, as complicações pós-cirúrgicas, os insucessos com implantes dentários, lesões potencialmente malignas ou o cancro oral, um dos mais mortíferos em Portugal, esclareceu a OMT.

Em face da atual situação a Ordem dos Médicos Dentistas considera dever ser implementado um maior controlo na comercialização de cigarros eletrónicos e exige a proibição de qualquer tipo de publicidade, incluindo publicidade encapotada nas redes sociais.

O bastonário da OMD denuncia ”a falta de regulação sobre estes cigarros eletrónicos, que não permite saber qual a composição dos líquidos, que é diversa e muito variada. Sabe-se que contém substâncias como propilenoglicol, glicerina e, claro, nicotina, e já foram detetados carcinogéneos, como aldeídos, carbonatos e metais pesados”.

Para Orlando Monteiro da Silva “a população não está suficientemente alertada para os riscos dos cigarros eletrónicos, apresentados pelas tabaqueiras como sendo de menor risco que o cigarro tradicional. O menor risco, que ainda não está sequer provado que assim seja, não significa que estes cigarros eletrónicos sejam inócuos para a saúde, muito pelo contrário”.

O especialista esclareceu que “a nicotina é inalada e os estudos científicos que existem sobre o consumo destes cigarros eletrónicos mostram que os seus consumidores têm maior probabilidade de presentar xerostomia (boca seca), estomatite, língua pilosa ou queilite angular. O consumo destes cigarros eletrónicos contribui ainda para a progressão da doença periodontal (da gengiva) ”.

Portugal é o país da União Europeia onde menos fumadores querem deixar de fumar e que deixam efetivamente de fumar, e é um dos países onde os jovens começam a fumar mais cedo, indicam dados do Eurobarómetro.