Rodagem de filme condiciona trânsito na baixa de Lisboa

Lisboa é palco de rodagem de um novo filme de bollywood. Nos dias 20 e 21 de outubro decorrem filmagem na Praça do Comércio e no bairro da Bica com corte de trânsito em diversas artérias adjacentes e fecho ao público do ascensor da BICA.

Rodagem de filme condiciona trânsito na baixa de Lisboa
Rodagem de filme condiciona trânsito na baixa de Lisboa. Foto: Rosa Pinto

Novo projeto cinematográfico dos estúdios indianos de Bollywood tem cenas rodadas em Lisboa. A megaprodução é produzida pela All Around The Globe, que possuiu sede em Lisboa, mas que foi fundada em Bombaim pelo indiano Dhimant Radia. Um indiano residente em Portugal há dezassete anos.

O filme de ação, tem rodagens a decorrer no sábado, dia 20 e domingo, dia 21 de outubro, em Lisboa, mas que também tem “filmagens planeadas no Porto, Setúbal e Sesimbra e Serra da Estrela, entre outros locais” no pais. O filme tem com protagonistas reconhecidos atores indianos, e envolve especialistas internacionais nas áreas de efeitos especiais, direção de arte, cenografia e realização, mas também conta com a participação de várias equipas técnicas portuguesas.

Em Lisboa, as filmagens na Praça do Comércio e no bairro histórico da Bica, levando aos seguintes condicionamentos:

Dia 20 de outubro

Há interrupção total da circulação:

Praça do Comércio, entre as 9h30 e as 15h30;
Das 9h30 às 15h30 na Rua do Ouro, Rua do Comércio, Rua de São Julião e Rua da Conceição. O trânsito é desviado para a Rua Vítor Córdon e Rua da Prata e Rua da Madalena;
Das 13h00 às 15h30 na Ribeira das Naus;
A partir das 14h40 no Largo do Corpo Santo e a Rua dos Arameiros tem Interrupção total da circulação;
Das 14h30 às 17h30 na Rua da Bica D. Duarte Belo.

Dois autocarros minibus descaracterizados fazem a ligação em circular, para os utentes do ascensor da BICA com paragem a pedido.

Dia 21 de outubro

Há interrupção total da circulação:

Das 07h30 às 19h00 na Rua Marechal Saldanha e Rua do Almada;
Das 13h00 às 14h30 na Rua da Hera, Travessa da Condessa do Rio, Travessa de Santa Catarina;
Das 14h30 às 18h00 no Largo do Calhariz Rua da Bica Duarte Belo Rua da Rosa Rua Luz Soriano e Calçada do Combro;
O trânsito será desviado para a Calçada do Combro, São Bento e Praça Luís de Camões;
Das 13h30 às 17h30 na Rua da Bica D. Duarte Belo.

O Ascensor da Bica esta em funcionamento mas não presta serviço público, pelo que dois autocarros minibus descaracterizados fazem a ligação em circular com paragem a pedido.

Lisboa tem registado um aumento do número de filmagens e de presenças de equipas de produção estrangeiras, indicou a Câmara Municipal de Lisboa, e esclareceu: “A melhoria dos prazos de licenciamento para filmagens e a criação da Lisboa Film Commission foram duas das medidas adotadas pelo município de Lisboa visando apoiar e agilizar a realização e produção de projetos cinematográficos e audiovisuais. Estes projetos têm trazido benefícios para Lisboa, promovendo e divulgando o seu património histórico e cultural, atraindo investimento nacional e internacional e apoiando a dinamização e modernização da sua base económica”.