Romaria do Senhor de Matosinhos 2018

Matosinhos é, até 3 de junho, o centro de confluência de toda a animação e tradições do norte do país. A Romaria do Senhor de Matosinhos agrupa cultura, animação, gastronomia, artesanato, e a tradição religiosa enraizada e substantiva das gentes da região.

Romaria do Senhor de Matosinhos 2018
Romaria do Senhor de Matosinhos 2018. Foto: CC/Wikipedia

As festas do Senhor de Matosinhos são uma marca de animação cultural que abrange não só o norte do país mas cada vez mais reconhecidas em todo o país, e mesmo no estrangeiro. Com um programa diversificado que vai ao encontro de todos os gostos, as festas estendem-se até 3 de junho. Programa completo.

Para além do ponto alto das festas, no dia 19 de maio, com o já famoso fogo-de-artificio às 24h00, e no dia 20 às 16h00 a solene procissão do Bom Jesus de Matosinhos, e no dia 22 às 19h00 com o Fogo de Bonecos, a animação atrai muitos amantes do automobilismo na quinta-feira, dia 17, às primeiras classificativas do Rally de Portugal.

Para os amantes da música o concerto de Richie Campbell na quinta-feira, dia 17, pelas 22h00, e de Aurea no dia 18 às 22h00, ambos nos jardins da Biblioteca Municipal Florbela são outros pontos altos das noites das festas.

Mas há outros eventos, como na sexta-feira, dia 18, às 8h30, a inauguração no Museu da Quinta de Santiago da exposição “Brinquedos para Ícaro – Leques da coleção de arte contemporânea Boti Llanes”, em que vai estar presente o diretor do Museu Nacional de Belas Artes de Havana, Jorge Antonio Fernández Torres.

No dia 16, pelas 21h00, o Teatro Municipal de Matosinhos-Constantino Nery, acolhe a Gala Cinescolas, onde vão ser projetadas as dez curtas-metragens realizadas por alunos das escolas do ensino básico. No dia 18, sexta-feira, o Teatro acolhe à mesma hora, a Gala 7/1, onde vão ser apresentadas as seis curtas-metragens realizadas pelos alunos das escolas secundárias do concelho.

No sábado, dia 19, logo pela manhã, os bombos dos Zés Pereiras vão despertar os festivaleiros e a partir das 14h00 tem lugar a comemoração do Dia Municipal de Bombeiro. Um dia que termina com o espetáculo de pirotecnia e música que vai contar com 531.138 disparos de fogo-de-artifício, em que uma parte dos efeitos será produzido a partir de uma torre com 80 metros de altura.

No domingo, dia 20, pelas 10h00, a Entrada no Arraial do Senhor de Matosinhos das autoridades civis e militares, com a Igreja do Bom Jesus de Matosinhos decorada com flores. Às 16h00, a solene procissão entre a igreja e o Senhor do Padrão. Às 21h30 tem inicio o Festival de Folclore Luso-Espanhol.

A noite de fados chega no dia 21, às 21h30, que antecede o feriado municipal de terça-feira, marcado pela eucaristia solene, às 11 horas, pelo lançamento dos livros das festas, “Avenida Saudade”, de Joaquim Queirós, e pelo Fogo de Bonecos.

A sardinha assada, as farturas, a Feira de Artesanato e a Feira da Louça, os matraquilhos, os carrosséis, os carros-de-choque e outros divertimentos mais radicais animam todos os dias das festas.

A romaria do Senhor de Matosinhos é considerada uma das mais importantes tradições festivas do Norte do país desde a década de 1950.