Rosana Alves distinguida com Prémio Jensen pela FEMS

Investigadora Rosana Alves, da Universidade do Minho, é a primeira portuguesa a ser distinguida com Prémio Jensen, pela Federação Europeia das Sociedades de Microbiologia. O Prémio reconhece o projeto na área das infeções fúngicas.

Rosana Alves distinguida com Prémio Jensen pela FEMS
Rosana Alves distinguida com Prémio Jensen pela FEMS. Foto: DR

A Federação Europeia das Sociedades de Microbiologia (FEMS) distinguiu a investigadora Rosana Alves, do Centro de Biologia Molecular e Ambiental (CBMA) da Universidade do Minho com o Prémio Jensen.

Rosana Alves é a primeira portuguesa a receber o prémio, que lhe foi entregue no congresso da FEMS, em Hamburgo, Alemanha. Um prémio que reconhece a cada dois anos um(a) jovem cientista na Europa com um projeto e um potencial ímpar para uma carreira de excelência.

O prémio, com um valor monetário de 10 mil euros, irá permitir à jovem investigadora realizar parte do projeto de pós-doutoramento na Universidade Católica da Lovaina, na Bélgica. Um projeto que tem como alvo compreender melhor os mecanismos moleculares que permitem a adaptação de fungos patogénicos a diversas áreas do corpo humano. Os resultados práticos do estudo é poder vir a ajudar a desenvolver terapias mais eficazes contra infeções fúngicas.

“Este prémio permite-me trabalhar durante seis meses num dos melhores laboratórios europeus da minha área e ter acesso a mais tecnologias e modelos de infeção. Esta distinção é também relevante a nível curricular, representa uma valorização pessoal, académica e científica”, descreveu Rosana Alves.

A FEMS agrega mais de 30.000 profissionais de 50 sociedades de 40 países e o nome do prémio que atribui evoca o dinamarquês Hans Laurits Jensen, um dos principais microbiologistas do século XX.

Rosana Alves, natural de Ponte de Lima, é doutorada em Biologia Molecular e Celular pela Escola de Ciências da Universidade do Minho. Foi bolseira Fulbright na Universidade da Califórnia em Berkeley, EUA, e investigadora visitante nas universidades de Exeter e Aberdeen, no Reino Unido. Realizou a tese de mestrado ao abrigo do programa Erasmus na Universidade de Liverpool, na Inglaterra.

A investigadora possui várias distinções, como da Confederação Europeia de Micologia Médica, da Sociedade Portuguesa de Bioquímica, da Federação Europeia das Sociedades de Bioquímica, da Boehringer Ingelheim Fonds, da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento e da FEMS.