Rui Vieira de Castro é o novo reitor da Universidade do Minho

Rui Vieira de Castro foi eleito hoje, pela maioria dos membros do Conselho Geral da Universidade do Minho, reitor da Universidade. O novo reitor é professor catedrático do Instituto de Educação, e irá assumir o mandato durante o período de 2017 a 2021.

Rui Vieira de Castro, reitor da Universidade do Minho
Rui Vieira de Castro, reitor da Universidade do Minho. Foto: DR

O professor Rui Vieira de Castro, eleito reitor da Universidade do Minho (UMinho), é natural de Caldas de Vizela e tem 59 anos de idade, é licenciado em Ensino de Português e Inglês pela UMinho, mestre em Linguística Portuguesa Histórica pela Universidade de Lisboa e doutorado em Educação pela UMinho.

Foi docente do ensino secundário durante um pequeno período e ingressou na UMinho em 1983, onde veio a desenvolver toda a sua carreira profissional. O agora eleito reitor foi o único candidato ao cargo, e para o qual dispõe já uma vasta experiência, dado que nos últimos oito anos, exerceu o cargo de vice-reitor para a Educação e vice-reitor para o Ensino e a Investigação.

Para além de lecionar na UMinho, Rui Vieira de Castro, lecionou em diversas universidades portuguesas e estrangeiras, foi consultor do Ministério da Educação, dirigiu vários projetos de investigação, apoiados por agências nacionais e internacionais e coordenou projetos de cooperação para o desenvolvimento em Timor-Leste.

Do seu trabalho consta também a autoria de numerosos livros, capítulos de livros e artigos, e além disso, foi presidente da Associação Portuguesa de Linguística, diretor da Revista Portuguesa de Educação e cofundador da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, da Littera – Associação Portuguesa para a Literacia e da Sociedade Portuguesa de Didática das Línguas e das Literaturas.

O novo reitor definiu no seu programa como prioridades estratégicas “a oferta de uma educação superior de elevada qualidade, através de projetos inovadores em diferentes modalidades formativas e orientados para públicos diversificados, a consolidação internacional da investigação científica realizada na Universidade, assegurando a sua excelência, o seu impacto e a sua abertura em todas as áreas de atuação da instituição, bem como a implicação ativa da Universidade do Minho na promoção do desenvolvimento cultural, social e económico dos territórios e do país.”

No domínio da internacionalização, Rui Vieira de Castro pretende “aprofundar a qualidade da internacionalização da Universidade, reforçando a sua presença em redes internacionais” e consolidar parcerias estratégicas e intensificar a sua atividade no quadro do espaço europeu de ensino superior.

Outra das áreas que o novo reitor pretende desenvolver é a da vida interna da Universidade, que passa por “incrementar a qualidade institucional da UMinho, através de novas orientações e dispositivos relativos à sua organização e gestão, e melhorar a qualidade de vida nos campi e a qualidade das suas infraestruturas, assumindo os valores da inclusão e da sustentabilidade ambiental, são outras prioridades em que assenta o programa de ação validado pelo Conselho Geral da Universidade.”