SAAB participa no OCEAN2020 com meios não tripulados

Saab, empresa de defesa e segurança, vai participar no projeto europeu OCEAN2020 com meios não tripulados, e coordenar demonstração no Báltico. O OCEAN2020 vai demonstrar tecnologias inovadoras no domínio da investigação em defesa em cenários reais.

SAAB participa no OCEAN2020 com meios não tripulados
SAAB participa no OCEAN2020 com meios não tripulados. Foto: DR

O projeto europeu OCEAN2020 é uma iniciativa do fundo de defesa europeu, no âmbito do Programa ‘Preparatory Action on Defence Research’. O projeto consiste num consórcio que envolve 42 parceiros de 15 países europeus, e é liderado pela empresa italiana Leonardo.

Do OCEAN2020 fazem parte os Ministérios da Defesa da Itália, Grécia, Espanha, Portugal e Lituânia, com apoio adicional dos Ministérios da Defesa da Suécia, França, Reino Unido e Estónia e Holanda. De entre parceiros industriais europeus encontram-se a Indra, Safran, Saab, MBDA, PGZ / CTM, Hensoldt, Intracom-IDE, Fincantieri e QinetiQ, e uma série de centros de investigação como o Fraunhofer, TNO, CMRE (OTAN) e o IAI.

Programa Europeu de Investigação de Defesa

De 2018 a 2020 vão ser organizadas duas demonstrações reais. A primeira está programada para ser feita na costa mediterrânea italiana em 2019, e a segunda demonstração no Mar Báltico em 2020. Saab, com o apoio da Marinha sueca, vai coordenar a demonstração a ser realizada no Mar Báltico.

Katarina Björklund, Vice-Presidente Estratégia de Grupo, Saab, referiu que vai “haver vários meios tripulados e não tripulados que participam em cada uma das demonstrações reais, e a Saab vai contribuir com uma configuração do Sistema de Gestão de Combate naval 9LV, com interfaces para outros meios participantes, incluindo os sistemas não tripulados da Saab.”

A UE pretende lançar um Programa Europeu de Investigação de Defesa (EDRP, sigla em inglês) com um orçamento anual de 500 milhões de euros. O objetivo é melhorar a competitividade e a inovação no sector da defesa europeia e estimular a cooperação entre os Estados-Membros e a indústria. A ação preparatória no domínio da investigação em defesa vai testar a infraestrutura e a capacidade da indústria para essa cooperação.