Santa Casa da Misericórdia de Mogadouro vence Prémio Maria José Nogueira Pinto

Projeto da Santa Casa da Misericórdia de Mogadouro, que tem como missão ajudar pessoas com demência e seus cuidadores, ganha Prémio Maria José Nogueira Pinto. O valor monetário do prémio vai ser usado em dispositivos de geolocalização de doentes de demência.

Santa Casa da Misericórdia de Mogadouro vence Prémio Maria José Nogueira Pinto
Santa Casa da Misericórdia de Mogadouro vence Prémio Maria José Nogueira Pinto. Foto: © Rosa Pinto

O Prémio Maria José Nogueira Pinto em Responsabilidade Social foi este ano atribuído à Santa Casa da Misericórdia de Mogadouro pelo projeto de Apoio Domiciliário à Demência (PADD). O projeto tem como objetivo o diagnóstico, acompanhamento e monitorização dos vários casos de demência sinalizados na região para adiar a institucionalização dos doentes.

O júri do Prémio considerou que a iniciativa, que este ano, melhor corresponde ao conceito de “socialmente responsável na comunidade onde nos inserimos”, defendido por Maria José Nogueira Pinto. O Prémio é atribuído anualmente e foi instituído em 2012 pela MSD, com o objetivo de distinguir o trabalho desenvolvido por pessoas, individuais ou coletivas, que se tenham destacado no contexto da responsabilidade social.

Com o objetivo de ajudar a controlar o elevado número de casos registados no município de Mogadouro, o PADD surge como uma resposta preventiva à institucionalização, garantindo apoio ao domicílio para doentes e cuidadores. Para os utentes o apoio dado por uma equipa multidisciplinar, é gratuito, e envolve: neurologistas, enfermeiros, psicólogos clínicos e profissionais de animação sociocultural. O projeto inclui a implementação de um conjunto de atividades que garantem a saúde e bem-estar do doente, e a prestação de cuidados médicos especializados para acompanhar a evolução do seu estado clínico.

A Santa Casa da Misericórdia de Mogadouro indicou que vai com o valor monetário do prémio – 10 mil euros – desenvolver o PADD, apostando em dispositivos de geolocalização para pessoas com demência. A tecnologia de geolocalização vai permitir independência e segurança às pessoas com demência, reduzindo o risco de fuga e de desaparecimento que estão associado a períodos de confusão mental e comprometimento cognitivo, que são uma característica da doença.

Nesta edição, o Júri analisou 107 candidaturas, de projetos inseridos em várias áreas de intervenção social, provenientes de instituições privadas de vários pontos do país, e decidiu atribuir também quatro Menções Honrosas, com o valor monetário de mil euros, aos seguintes projetos:

“Ser mais Família”, da Associação de Ajuda ao Recém-Nascido;
“Oficinas do Sabor”, da Associação Vale de Acór;
“Clube da Batucada”, da Casa do Povo de São Bartolomeu de Messines;
“Horto Monástico”, da InovTerra – Associação para o Desenvolvimento Local.

Descrição dos projetos distinguidos:

Primeiro Prémio
PADD – Projeto de Apoio Domiciliário à Demência, da Santa Casa da Misericórdia de Mogadouro

O Projeto de Apoio Domiciliário à Demência (PADD) disponibiliza, de forma gratuita, acompanhamento a doentes com demência, com o objetivo de proporcionar independência e autonomia aos utentes, retardando a sua institucionalização. Desde setembro de 2017, o projeto conseguiu alcançar várias metas: atrasar a progressão da doença nos utentes acompanhados, controlar de forma eficaz a sintomatologia associada, reduzir a sobrecarga do cuidador com aumento da perceção da qualidade de vida e a possibilidade do doente permanecer em casa. Nesta fase, o prémio será aplicado na aquisição de dispositivos de localização, com o objetivo de reduzir a probabilidade de fuga ou desaparecimento dos doentes em momentos de crise.

Menção Honrosa
“Ser mais Família”, da Associação de Ajuda ao Recém-Nascido

O gabinete de apoio domiciliário a recém-nascidos com incapacidades ou risco social pretende capacitar as famílias de competências emocionais e sociais, assegurando os cuidados e terapias necessários ao desenvolvimento global dos bebés. O programa de apoio domiciliário é desenvolvido em estreita colaboração com a Maternidade Alfredo da Costa (MAC), Hospital de Santa Maria, Hospital Beatriz Ângelo, Centro Paroquial Social do Campo Grande, Comissões de proteção de crianças e jovens em risco, Unidades de Saúde Familiar e Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

Menção Honrosa
“Oficinas do Sabor”, da Associação Vale de Acór

A Associação Vale de Acór tem como missão a recuperação e reinserção de toxicodependentes no mercado de trabalho. Com este projeto, a Associação pretende remodelar um edifício, cedido pela Câmara Municipal de Almada, para profissionalizar pessoas que tenham terminado o seu percurso terapêutico e aumentar os negócios de forma sustentável e responsável. Disponibilizando um serviço de catering (Cozinha do Vale), a Associação pretende montar uma estrutura equipa para ensinar futuros cozinheiros e auxiliares de cozinha.

Menção Honrosa
“Clube da Batucada”, da Casa do Povo de São Bartolomeu de Messines

É um projeto que apoia utentes portadores de doença mental ou incapacidade física e motora. Apresenta uma vertente social e terapêutica, não só a nível emocional e de bem-estar, mas também com foco no controlo, estimulação e coordenação motora. A metodologia utilizada inclui uma aprendizagem experiencial que potencia a autonomia e autoestima dos doentes, através de aulas de música inclusivas e comunitárias, onde todas as pessoas, independentemente das suas incapacidades ou limitações, se encontram num lugar comum para tocar e fazer música.

Menção Honrosa
“Horto Monástico”, da InovTerra – Associação para o Desenvolvimento Local

Localizado na cerca do Mosteiro de São João de Tarouca, o “Horto Monástico” recria a horta cultivada pelos monges. Com o objetivo de promover o desenvolvimento local, a InovTerra aposta na produção agrícola biológica, no turismo religioso e rural e cria novos postos de trabalho numa zona de desemprego elevado.