Saúl Silva do ITQB NOVA vence prémio de melhor tese em química orgânica 2017

Tese de doutoramento desenvolvida no Instituto de Tecnologia Química e Biológica por Saúl Silva vence Prémio ‘Melhor Tese Portuguesa em Química Orgânica 2017’. A tese aborda novas maneiras de sintetizar medicamentos, como o Tamiflu.

Saúl Silva do ITQB NOVA vence prémio de melhor tese em química orgânica 2017
Saúl Silva do ITQB NOVA vence prémio de melhor tese em química orgânica 2017. Foto: DR

Trabalho de investigação de doutoramento desenvolvido por Saúl Silva no laboratório do investigador Chris Maycock, no Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier, da Universidade Nova de Lisboa, (ITQB NOVA) permitiu ser distinguido com o Prémio para Melhor Tese de Doutoramento em Química Orgânica, atribuido pela Sociedade Portuguesa de Química.

O prémio, patrocinado pela Bial, reconhece o mérito científico de alunos que tenham feito o seu trabalho em instituições portuguesas. Na edição de 2017 foi premiada a tese “Aziridines and their asymmetric conversion to bioactive compounds: Approaches to Terpestacin, Oseltamivir and analogues”.

Saúl Silva referiu, citado em nota do ITQB-NOVA: “A minha tese focou-se no desenvolvimento de novas maneiras de sintetizar medicamentos, como os antivirais tamiphosphor ou oseltamivir, mais conhecido por Tamiflu”.

O premiado acrescentou: “Estes novos processos de síntese podem dar um contributo para a química medicinal, providenciando novas formas de obter estes compostos. Todas as metodologias propostas estão agora ao dispôr da comunidade científica para as usar como entenderem.”