
Leiria foi uma das localidades mais atingidas pela tempestade “Kristin” e onde um vasto património foi severamente afetado, incluindo património cultural da igreja. A Sé de Leiria reabre portas para uma celebração da quarta-feira de Cinza, 18 de fevereiro, presidida pelo bispo diocesano, D. José Ornelas.
A celebração, em memória de as todas as vítimas da tempestade, tem início marcado para as 21h00, no Largo do Papa, e daí em procissão de velas com a imagem de Nossa Senhora da Encarnação, padroeira da cidade de Leiria, até à Sé de Leiria, onde será entronizada na Catedral. A imagem de Nossa Senhora da Encarnação irá permanecer na Sé para veneração dos fiéis até regressar ao seu Santuário.
A celebração da Eucaristia com o rito da imposição das cinzas que assinala o começo do tempo da Quaresma realizava-se tradicionalmente no Santuário de Nossa Senhora da Encarnação, mas, este ano, devido aos danos provocados pela tempestade, que destruiu parte do edifício, irá ser realizada na catedral diocesana.
A esta celebração associa-se também a Câmara Municipal de Leiria que é realizada em memória das vítimas da tempestade, para um momento de oração que vai reunir a comunidade diocesana e a cidade de Leiria.












