Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação visita Timor-Leste

Teresa Ribeiro, Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, faz visita oficial a Timor-Leste, de 31 de janeiro a 4 de fevereiro. Na agenda, encontros com o Presidente do Parlamento Nacional e com vários membros do Governo.

Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação visita Timor-Leste
Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação visita Timor-Leste. Foto: © DR

A Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Teresa Ribeiro, visita oficialmente Timor-Leste de 31 de janeiro a 4 de fevereiro. O objetivo é promover as “excelentes” relações entre os dois países, e fazer o um balanço das iniciativas em curso, bem como identificar futuras oportunidades de colaboração que diversifiquem ainda mais o já “rico” relacionamento bilateral.

A visita deverá, também, lançar igualmente “as bases para a negociação do próximo Programa Estratégico de Cooperação, o instrumento enquadrador da cooperação entre Portugal e Timor-Leste”, indica o Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Durante a visita a Secretária de Estado tem programados encontros com o Presidente do Parlamento Nacional e com os membros do Governo responsáveis pelas áreas dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, da Educação, da Economia, da Agricultura e Pescas, da Justiça e da Administração Estatal, da Defesa, do Interior e do Planeamento e Investimento Estratégico.

A Secretária de Estado visitará ainda a Escola Portuguesa Ruy Cinatti, em Díli, bem como escolas dos projetos ‘CAFE – Centros de Aprendizagem e Formação Escolar’ e ‘Formar Mais’, em Liquiçá, e encontrar-se-á com cooperantes envolvidos nas diversas áreas de intervenção da Cooperação Portuguesa.

Por convite das autoridades timorenses, Teresa Ribeiro irá participar igualmente nas cerimónias comemorativas do aniversário das Forças de Defesa de Timor-Leste, que terão lugar no dia 2 de fevereiro, e visitará o Centro de Formação da Polícia Nacional de Timor-Leste.