Seleção Nacional é fator de união nacional disse o Presidente da República

“Eu não peço para trazerem a taça, eu peço uma coisa mais difícil, sejam aquilo que são”, e “são os melhores dos melhores”, disse aos jogadores o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, quando recebeu, em Belém, a Seleção Nacional.

Seleção Nacional é fator de união nacional disse o Presidente da República
Seleção Nacional é fator de união nacional disse o Presidente da República. Foto: TVEuropa

A Seleção Nacional de Futebol, quase de partida para Moscovo, foi recebida em Belém pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. O Presidente lembrou aos jogadores que não muda de ideias e referiu: “Vou dizer exatamente o que disse há dois anos aqui em Belém e daqui a dois anos direi quando for o Europeu, e quando cá vierem” pois “é uma evidência, vós sois os melhores dos melhores”, tendo ficado provado que “eramos os melhores da Europa”.

O Presidente indicou: “No meio de vós está o melhor do Mundo, mas todos vós sois dos melhores do Mundo, e nós sabemos isso é essa a realidade” e acrescentou: “Eu não peço para trazerem a taça, eu disse isso há dois anos e muita gente ficou muito zangada comigo, não, eu peço uma coisa mais difícil, sejam aquilo que são. Se forem aquilo que são, são os melhores dos melhores.”

“Quando se fala da Pátria, que somos todos, fala-se em símbolos da Pátria, e há símbolos óbvios: o Hino, – quando toca o Hino toca no fundo do nosso coração; a Bandeira – quando se iça a Bandeira, ela sobe e entra no nosso coração; eu devo dizer-vos que vós também sois um fator de unidade nacional”, disse o Presidente da Republica.

Marcelo Rebelo de Sousa esclareceu: “A unidade Nacional é o que está para além das divisões, das divisões politicas, religiosas, partidárias, sociais, económicas, e culturais. É aquilo que nos une essencialmente” e neste caso da Seleção Nacional “todos estamos a vibrar permanentemente.”

O Presidente indicou que vai acompanhar no Terreiro do Paço o primeiro jogo, no segundo vai estar Moscovo junto dos jogadores e no terceiro jogo vai estar “na área onde houve a tragédia do ano passado a vibrar com muitos portugueses solidários com a nossa equipa.”