Semana Europeia da Mobilidade de 16 a 22 de setembro com várias atividades em Lisboa

Câmara Municipal de Lisboa assinala Semana Europeia da Mobilidade com diversas ações que têm como objetivo promover a mobilidade sustentável na cidade. A Semana Europeia da Mobilidade (SEM) é uma iniciativa da Comissão Europeia e decorre anualmente de 16 a 22 de Setembro.

Semana Europeia da Mobilidade de 16 a 22 de setembro com várias atividades em Lisboa
Semana Europeia da Mobilidade de 16 a 22 de setembro com várias atividades em Lisboa. Foto: Rosa Pinto

A Semana Europeia da Mobilidade decorre este ano sob o lema ‘Combina e Move-te’. Durante toda a semana decorrem diversas ações em que os cidadãos podem participar de forma gratuita, como: conferências, workshops, circuitos e oficinas de bicicletas, passeios de scooters elétricas, sitways, elétricos e outros, test drives, kids zone e muitas outras atividades para miúdos e graúdos.

A iniciativa da Comissão Europeia e a que Lisboa se associou desde o primeiro ano, “pretende chamar a atenção dos cidadãos para a importância da adoção de comportamentos que contribuam para uma mobilidade amiga do ambiente e para uma melhor qualidade de vida.”

Todas as atividades, organizadas pelo Município de Lisboa em colaboração com vários parceiros, têm como objetivo “sensibilizar para o uso de transportes públicos, de veículos de mobilidade partilhada e para deslocações a pé ou de bicicleta, excluindo os veículos particulares.”

Atividades em destaques

No dia 20 de Setembro, quinta-feira, decorre a conferência Wise Mobility Mobilidade Inteligente para as Cidades do Futuro!, na nave do Museu do Dinheiro ( BdP), das 9h00 às 13h00.

Na conferência participam especialistas das várias áreas da mobilidade sustentável, nomeadamente: serviços inovadores de mobilidade partilhada, empresas de transporte públicos e logística urbana, contando na abertura com uma intervenção de Fernando Medina, Presidente da CML.

No dia 22 de setembro, sábado, Dia Europeu sem Carros, decorre o evento de encerramento ‘Combina e Move-te’, na Avenida da Liberdade, sem carros, das 14h00 às 19h00.

Durante o evento, com entrada livre, “decorre demonstração e experimentação de veículos (karts, sitways, veículos a pedais, etc), jogos, experiência virtual em meio urbano, gincanas, área kids e muitas outras atividades lúdicas que vão tornar a cidade mais animada, sustentável e com melhor qualidade de vida!”

Aceda aqui ao programa completo.