Semana Ibermuseus traz a Lisboa especialistas de 12 países

Técnicos de museu de 12 países debatem em Lisboa questões como: tráfico ilícito de bens culturais, uso de novas tecnologias, sustentabilidade dos museus, acessibilidade, organização e gestão dos museus. 2ª Semana Ibermuseus de 2 a 5 de julho.

Semana Ibermuseus traz a Lisboa especialistas de 12 países
Semana Ibermuseus traz a Lisboa especialistas de 12 países. Foto: © Rosa Pinto

O Museu Nacional dos Coches, em Lisboa, acolhe de 2 a 5 de julho de 2019 a 2ª Semana Ibermuseus. O encontro reúne 40 profissionais de 12 países – Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, Espanha, México, Peru, Portugal e Uruguai. Trata-se da reunião das mesas técnicas do programa de cooperação intergovernamental Ibermuseus.

Realizada em colaboração com a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) e o Museu Nacional dos Coches, a Semana Ibermuseus constitui um espaço de debate, reflexão e definição de ações do Programa Ibermuseus para o biénio 2020-2021.

Os participantes nos grupos de trabalho desenvolvem quatro linhas de ação do Ibermuseus: Formação e Capacitação, Proteção do Património, Sustentabilidade e Observatório Ibero-americano de Museus.

Neste encontro cada mesa técnica vai desenhar a proposta de atividades a desenvolver nos próximos dois anos, seguindo os objetivos estratégicos do Ibermuseus que estão definidos no Plano Estratégico 2020-2023, ou seja, contribuir para a proteção do património museológico da região, fortalecer o papel social dos museus e aperfeiçoar a gestão das instituições museológicas na região.

O Ibermuseus tem a função de refletir sobre o papel dos museus no mundo contemporâneo e sobre as diferentes formas de salvaguardar e promover o património museológico. “O Programa aposta no aperfeiçoamento da gestão para a inovação e no reforço do caráter dos museus como agentes de transformação social, por meio do trabalho colaborativo entre profissionais especialistas que representam os países membros do Conselho Intergovernamental, nas quatro Linhas de Ação”.

Os especialistas na Semana Ibermuseus vão debater alguns dos “temas fundamentais para as políticas públicas e de gestão dos museus da região, como o tráfico ilícito de bens culturais, o fortalecimento de conhecimentos dos profissionais, o uso de novas tecnologias, a sustentabilidade dos museus, os estudos de públicos e acessibilidade nas instituições, educação e novas narrativas, interação com outras organizações públicas e privadas e difusão de boas práticas”.

Portugal, através de David Santos, subdiretor-geral do Património Cultural, assume a Vice-Presidência do Programa Ibermuseus no período 2019-2021.

O Ibermuseus é uma iniciativa de cooperação que integra países ibero-americanos “para o fomento e articulação de políticas públicas na área de museus e da museologia”. O objetivo é consolidar a Rede Ibero-Americana de Museus, formada pelos 22 países da comunidade ibero-americana. Uma comunidade que abrange 600 milhões de habitantes, 200 milhões de bens culturais, e diversas “legislações e normas nacionais sobre museus e património cultural”.

Semana Ibermuseus traz a Lisboa especialistas de 12 países
Semana Ibermuseus traz a Lisboa especialistas de 12 países