Em Portugal existe um envelhecimento progressivo da população e em consequência um aumento da incidência de doenças crónicas associadas à idade, neste contexto a NOVA Medical School, em colaboração com a empresa de cuidados de saúde CUF, desenvolvem uma iniciativa dirigida à população 50+ orientada para cuidar da saúde de forma ativa e informada, a Senior Medical School: Summer Edition.
A Senior Medical School decorre entre os dias 30 de junho e 4 de julho de 2025, no Campus de Santana, em Lisboa, propondo uma semana intensiva de formação prática e participativa, destinada a pessoas entre os 50 e os 80 anos. “O objetivo é capacitar os participantes com conhecimentos e estratégias eficazes para a promoção da saúde e a gestão das doenças crónicas, contribuindo para um envelhecimento mais autónomo, informado e saudável”, indicou a escola médica da Universidade NOVA de Lisboa.
A iniciativa recorre a metodologias interativas e personalizadas, com um programa que inclui sessões sobre doenças cardiovasculares e musculoesqueléticas, prevenção de quedas, primeiros socorros e preparação para consultas médicas. Além disso, integra rastreios de nutrição e função física, aulas práticas de capacitação, sessões de culinary medicine, atividades culturais e workshops temáticos sobre doenças cardíacas e reumáticas.
As atividades contam com a participação de um vasto leque de especialistas reconhecidos nas respetivas áreas clínicas e científicas, assegurando uma abordagem rigorosa, acessível e adaptada às necessidades reais da população-alvo.
As vagas são limitadas, no entanto, com Senior Medical School: Summer Edition a NOVA Medical School e a CUF indicam que reforçam o seu compromisso em servir a população, promovendo a literacia em saúde e incentivando um papel mais participativo e ativo dos cidadãos na gestão da sua própria saúde, ajudando-os a preparar-se melhor para os desafios do envelhecimento.
“A Senior Medical School: Summer Edition é muito mais do que um curso — é uma oportunidade para capacitar as pessoas mais velhas a assumirem um papel ativo na gestão da sua saúde. Queremos que cada participante se sinta mais preparado, informado e confiante para enfrentar os desafios do envelhecimento, com o apoio de profissionais dedicados e numa abordagem próxima, prática e personalizada” afirmou Ana Rodrigues, coordenadora da Senior Medical School, médica reumatologista e professora da NOVA Medical School, citada em comunicado.
Também, Catarina Gouveia, Administradora Executiva da CUF referiu: “Na CUF acreditamos que promover a literacia em saúde junto da população sénior é um passo fundamental para um envelhecimento mais saudável, autónomo e com melhor qualidade de vida”, e acrescentou: “A parceria com a NOVA Medical School na Senior Medical School: Summer Edition reflete o nosso compromisso em contribuir para uma sociedade mais informada e preparada para os desafios da longevidade, ao mesmo tempo que nos permite estar presente ao longo da vida de cada um, em todos os seus momentos e circunstâncias.”
Como descreve NOVA Medical School, a Senior Medical School representa uma extensão natural e estratégica da já consolidada Summer Medical School: Lifestyle, projeto visionário e pioneiro lançado pela NOVA Medical School, em 2022, que aposta na capacitação em saúde das gerações mais novas. Num momento simbólico de partilha intergeracional, os participantes da Summer Medical School: Lifestyle e da Senior Medical School: Summer Edition encontram-se numa atividade conjunta, promovendo o diálogo e atividades entre gerações em torno da saúde, prevenção e adoção de estilos de vida saudáveis.