Sergei Stanishev reeleito presidente do Partido Socialista Europeu

Delegados do Partido do Socialista Europeu reelegeram, hoje, em Lisboa, Sergei Stanishev como Presidente. O antigo Primeiro-Ministro da Bulgária e líder do Partido Socialista búlgaro, durante 13 anos, foi reeleito com 84% dos votos.

Sergei Stanishev reeleito presidente do Partido Socialista Europeu
Sergei Stanishev reeleito presidente do Partido Socialista Europeu, Foto: DR

Delegados ao Congresso do Partido do Socialista Europeu (PSE), em Lisboa, reelegeram hoje Sergei Stanishev como Presidente do Partido. Sergei Stanishev que expôs a sua visão de uma Europa progressista, uma Europa justa, livre e sustentável, foi reeleito por 270 votos, ou seja 84%, numa votação em que se verificaram 23 votos contra, ou seja 7%, e 29 votos nulos, o que corresponde a 9%.

Após a reeleição, o presidente do PSE, Sergei Stanishev, referiu: “Este ano será um ano crucial para o nosso partido e gostaria de agradecer à família do PSE por confiar em mim como Presidente – estou ansioso por liderar o partido nas próximas eleições. Mas mais do que isso, eu gostaria de agradecer a todos os nossos membros e ativistas pelo seu empenho e esforço.”

Sergei Stanishev acrescentou: “ No ano passado, eu disse que a Europa precisava urgentemente de uma progressiva renovação. Este congresso prova que esta renovação está em andamento”, e “o nosso partido está mais unido e motivado do que nunca.”

“Nas próximas eleições vamos abordar as questões de milhões de cidadãos europeus” nós estaremos a defender “os trabalhadores que temem que seus empregos sejam ocupados por robôs”. A estender “a proteção aos trabalhadores da economia digital. Estaremos a lutar por direitos iguais e pagamento igual para homens e mulheres. Estaremos firmes pela democracia e pelos direitos humanos. Estaremos a prevenir as mudanças climáticas e a salvar o meio ambiente. Nós estaremos a opor-nos aos nacionalistas e aos populistas. Nós estaremos a desafiar os conservadores. Nós estaremos a construir novas alianças em nome dos cidadãos. Estaremos a fortalecer uma Europa enfraquecida.”

Sergei Stanishev concluiu: “A nossa Europa é uma Europa justa, livre e sustentável para todos os cidadãos.”