Serviço de Obstetrícia da ULS Almada-Seixal bate recorde de atendimentos dos últimos 20 anos

Serviço de Obstetrícia da ULS Almada-Seixal bate recorde de atendimentos dos últimos 20 anos
Serviço de Obstetrícia da ULS Almada-Seixal bate recorde de atendimentos dos últimos 20 anos

O Serviço de Obstetrícia da Unidade Local de Saúde Almada-Seixal (ULSAS) divulgou ter atendido um número recorde de utentes no mês de outubro de 2025, quer nos atendimentos em urgência, quer em partos realizados.

Com o registo 1.847 admissões na Urgência de Ginecologia e Obstetrícia no mês, o que é o número alto dos últimos 20 anos na ULSAS, face aos 1.980 registos de admissões que ocorreram em julho de 2005. Dados que para a ULSAS refletem “um caminho de recuperação, que garante mais e melhores cuidados às utentes.”

A ULSAS indicou ainda que em outubro de 2025 foram realizados 278 partos no Hospital Garcia de Orta (HGO). Um número com a dimensão que já não se registava desde agosto de 2018 quando o histórico regista 281 partos, nesse mês.

Mas há outros números partilhados pela ULSAS em relação ao mês de outubro de 2025, como o número de admissões no internamento de ginecologia e obstetrícia da ULSAS que foi o mais alto dos últimos 10 anos, com 762 entradas no internamento de obstetrícia e 144 entradas no internamento de ginecologia.

Como referiu a ULSAS, os números registados “traduzem um trajeto de evolução positiva na resposta às grávidas, que se tem verificado desde o mês de setembro”, e que essa evolução é foi possível pelo “reforço do número de especialistas, com 5 contratações recentes”. Entretanto, estará a ser considerada a admissão, para breve, de mais dois especialistas a integrar nos quadros.

“É com enorme satisfação que assistimos a esta recuperação do nosso Serviço de Obstetrícia, com a urgência e o bloco de partos a conseguirem dar mais resposta às nossas utentes, voltando a funcionar em pleno na quase totalidade dos dias desde setembro, invertendo a realidade dos últimos meses”, afirmou, citado em comunicado, Pedro Correia Azevedo, Presidente do Conselho de Administração da ULSAS.

Para o responsável da ULSAS “o aumento da resposta só tem sido possível graças ao reforço da equipa, por um lado, mas, também, e em grande parte, graças ao compromisso assumido por todos e ao contributo de toda a equipa que compõe o Serviço, e a quem o Conselho de Administração agradece”.

O Hospital Garcia de Orta que faz parte da ULSAS é uma unidade hospitalar de apoio perinatal diferenciado, que possui uma equipa multidisciplinar, considerada de excelência. Uma unidade hospitalar onde podem nascer bebés com qualquer idade gestacional, dado possuir todas as valências que permitem o apoio em qualquer situação de saúde. No entanto, a ULSAS, com as perspetivas de um trajeto de crescimento, indica que serão mantidos os esforços para robustecer a equipa.