Setor bancário está a ser um dos principais alvos dos cibercriminosos em 2023

Ciberataques no setor financeiro em 2023 marca primeiros meses de 2023, Os dados são do relatório da empresa de cibersegurança, S21Sec. Os ciberataques por hacktivistas pró-russos, e por uma atividade cibernética da Ucrânia contra interesses e infraestruturas russas.

Setor bancário está a ser um dos principais alvos dos cibercriminosos em 2023
Setor bancário está a ser um dos principais alvos dos cibercriminosos em 2023. Foto: DR

Dados do relatório da empresa de cibersegurança S21Sec indicam que as campanhas de malware bancário ganharam destaque no primeiro semestre de 2023. Algumas campanhas são muito agressivas e com objetivos e vítimas específicas dentro da União Europeia (UE), América Latina e Estados Unidos, como o Banco de Investimento da Europa.

A empresa indica que o conflito bélico entre a Ucrânia e a Rússia motivou as ações e operações hacktivistas, o que teve um impacto relevante no setor financeiro ao ter sido afetado por diversas campanhas de ciberataques, que podem causar graves danos nas operações de negócios, bases de dados ou comunicações, o que pode resultar em perdas económicas graves, danos na reputação e questões legais, tanto para a entidade como para os seus clientes.

A S21Sec destaca as campanhas realizadas pelo grupo NoName057(16), KillNet, Anonymous Sudan, Kvazar, Bloodnet, IT Army of Ukraine e CyberArmy of Russia, entre outros.

Alguns destes ataques são impulsionados por grupos hacktivistas pró-russos, que os realizam devido à entrega de ajuda militar, logística ou económica por parte da UE à Ucrânia, bem como devido à imposição de sanções aprovadas e aplicadas pela UE e pelos Estados Unidos à Rússia.

Outros ataques são motivados pela atividade cibernética da Ucrânia contra interesses e infraestruturas russas, bem como a suposta atividade de organismos e entidades de países europeus que se posicionaram contra a Rússia.

“O conflito bélico na Europa motivou os grupos pró-russos a ativar suas operações cibernéticas contra entidades bancárias em toda a UE, dada a importância deste setor. Um dos últimos ciberataques em grande escala foi realizado pelos grupos KillNet e Anonymous Sudan contra o Banco de Investimento da Europa, que sofreu graves interrupções nos seus serviços web. Portanto, é realmente importante contar com um serviço de proteção contra essas ameaças através da monitorização, deteção e resposta a ataques DDoS, garantindo a segurança e disponibilidade de uma indústria tão importante como a bancária”, referiu Hugo Nunes, responsável da equipa de Intelligence da S21sec em Portugal, citado em comunicado pela empresa.

Ameaças Persistentes Avançadas contra o setor bancário

As Ameaças Persistentes Avançadas (APT – Advanced Persistent Threats) também estão entre as ciberameaças mais relevantes no setor bancário, devido à complexidade das suas ações e operações, bem como à implementação de táticas, técnicas e procedimentos avançadas.

Alguns destes ataques tem início com a receção de um email que se faz passar por organismos reguladores nacionais do setor financeiro. O email é acompanhado de um anexo que, uma vez descarregado, inicia um segundo download de um ficheiro malicioso a partir de servidores distribuídos em várias localizações geográficas de todo o mundo, com o objetivo de permitir a rápida entrega de conteúdo. Através deste procedimento, os cibercriminosos têm a possibilidade de realizar ações maliciosas, como o acesso a conteúdos normalmente protegidos e a exfiltração de informações.