Situação de Alerta de risco de incêndios alargada até 10 de setembro

Previsão de agravamento das condições meteorológicas com aumento de risco de incêndios florestais leva o Governo a prorrogar a Situação de Alerta até ao dia 10 de setembro. Durante este prolongamento ficam em vigor todas as medidas já adotadas.

Situação de Alerta de risco de incêndios alargada até 10 de setembro
Situação de Alerta de risco de incêndios alargada até 10 de setembro. Foto: © Rosa Pinto

O Ministro da Administração Interna e o Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural prolongam declaração de Situação de Alerta até às 23h59 do dia 10 de setembro de 2019.

Os ministros justificam o prolongamento da Declaração de Situação de Alerta tendo em conta o seguinte:

As informações do Instituto Português do Mar e da Atmosfera sobre o agravamento das condições meteorológicas para a globalidade do território do Continente;

O índice meteorológico de risco de incêndio florestal – FWI, calculado e disponibilizado pelo IPMA: elevado, muito elevado ou máximo para os próximos cinco dias;

A necessidade de adotar medidas preventivas e especiais de reação face ao risco de incêndio.

O despacho de hoje dos dois ministros prorroga os efeitos e as medidas de carácter excecional previstas no despacho de Declaração da Situação de Alerta de 3 de setembro, e no despacho de aditamento de 4 de setembro.

A Declaração da Situação de Alerta determina o imediato acionamento das estruturas de coordenação institucional territorialmente competentes (Centro de Coordenação Operacional Nacional e Centros de Coordenação Operacionais Distritais).

Em comunicados os ministros indicam que a prorrogação hoje decidida será redefinida no seu âmbito territorial, em função da avaliação feita pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.