SKODA AUTO utiliza drone para autonomizar a logística

SKODA AUTO e os especialistas da Robodrone estão a utilizar drones, com tecnologia LIDAR, para, de forma autónoma, proceder a inventário, detetando e contando contentores. Os testes estão a ser realizados na unidade do construtor de automóveis em Mladá Boleslav.

SKODA AUTO utiliza drone para autonomizar a logística
SKODA AUTO utiliza drone para autonomizar a logística. Foto: DR

A SKODA AUTO está a implementar tecnologias alinhadas aos princípios da Indústria 4.0, na unidade industrial de Mladá Boleslav. O construtor automóvel checo está atualmente a testar um drone que pode identificar e contar as unidades de contentores.

Este sistema de drone é o resultado da colaboração entre o departamento de logística da SKODA e a empresa checa Robodrone.

Michael Oeljeklaus, membro da Direção de Produção e Logística da SKODA AUTO, referiu: “Estamos trabalhar continuamente para melhorar a eficiência de nossos processos diários de produção e para facilitar o trabalho de nossos funcionários. Os drones auxiliam e aceleram o processo de inventário”.

O drone possui seis rotores é baseado no modelo “Kingfisher” da Robodrone, podendo voar até 20 km e transportar uma carga até 5 kg. Durante a atual fase de testes, o drone regista de forma totalmente autónoma, três vezes por dia, o número de contentores vazios fora uma fábrica em Mladá Boleslav. Os dados são então transferidos automaticamente para os sistemas de TI no departamento de logística da SKODA AUTO, onde podem ser processados.

Uma vez que o GPS não é suficientemente preciso para determinar a localização dos contentores, o drone é equipado com a tecnologia LIDAR (deteção por luz e distância) para medir com precisão a velocidade e a distância. Um sensor LIDAR que captura até 300.000 imagens por segundo.

O drone navega usando um mapa 3D, que é criado com base na tecnologia LIDAR, e simultaneamente, com base em algoritmos, deteta e conta os contentores de equipamentos.

SKODA AUTO utiliza drone para autonomizar a logística
SKODA AUTO utiliza drone para autonomizar a logística. Foto: DR

Até agora, este tipo de tecnologia não estava disponível no mercado. A SKODA AUTO desenvolveu os algoritmos especificamente para esta aplicação em colaboração com a empresa checa Robodrone Industries. No total, o fabricante de automóveis investiu cerca de 200.000 euros nesta inovação tecnológica.

As operações de teste estão em execução desde maio. A médio prazo, o drone será perfeitamente integrado em operações regulares, e na segunda fase de desenvolvimento, o “Kingfisher” terá o seu próprio “ninho”: o dispositivo alimentado por bateria pode navegar autonomamente para uma estação de carregamento.

O drone será ainda equipado com uma estação meteorológica que lhe fornecerá informações sobre o tempo a curto prazo.