Sociedade Portuguesa de Pneumologia lança campanha ‘livre sem tabaco’

No Dia Mundial sem Tabaco, 31 de maio, Sociedade Portuguesa de Pneumologia lança campanha #livresemtabaco. A campanha destaca os benefícios de deixar de fumar, independentemente da idade e do estado de saúde.

Sociedade Portuguesa de Pneumologia lança campanha ‘livre sem tabaco’
Sociedade Portuguesa de Pneumologia lança campanha ‘livre sem tabaco’. Foto: Rosa Pinto

A Sociedade Portuguesa de Pneumologia, através da Comissão de Trabalho de Tabagismo, lança a campanha #livresemtabaco, no âmbito do Dia Mundial sem Tabaco, assinalado a 31 de maio. A campanha tem como objetivo “sensibilizar os fumadores para as doenças provocadas pelo tabaco”, e “destacar os benefícios que se obtém quando se deixa de fumar, independentemente da idade ou do estado de saúde.”

“Já são bem conhecidos de todos os imensos problemas provocados pela exposição ao fumo de tabaco, é a epidemia com maior impacto a nível global e também uma das mais bem estudadas” referiram José Pedro Boléo-Tomé e Paula Rosa, médicos pneumologistas e coordenadores da Comissão de Trabalho de Tabagismo.

Para os médicos pneumologistas, apesar de alguma evolução favorável, “há ainda muito por fazer e os interesses ligados à indústria tabaqueira são um obstáculo permanente.”

Para a Comissão de Trabalho de Tabagismo é fundamental adotar quatro medidas para acabar com a epidemia do tabaco:

Eliminar a exposição ao fumo ambiental de tabaco em todos os locais públicos – protegendo sobretudo as populações mais vulneráveis, como crianças, adolescentes, idosos, grávidas, doentes, trabalhadores de longa duração em locais onde se pode fumar;

Aumentar, a ‘sério’, o preço do tabaco e de todos os produtos congéneres e melhorar o seu controlo e fiscalização;

Investir na prevenção, não apenas com campanhas pontuais mas com programas de educação transversais e continuados, dirigidos às crianças e jovens e continuar a promover maior acesso à cessação tabágica, incluindo as consultas especializadas e o acesso comparticipado a todos os fármacos aprovados.

“Um mundo sem tabaco é possível, não é uma utopia. Esse é o verdadeiro sentido do Dia Mundial sem Tabaco”, referiram os coordenadores da Comissão de Trabalho de Tabagismo.

Além da presença nas redes sociais da Sociedade Portuguesa de Pneumologia, a campanha #livresemtabaco está também presente nos meios de comunicação social, com a divulgação de um vídeo institucional em televisão.