“Sofia, Meu Amor!” Espetáculo na Rua da Sofia, em Coimbra

“Sofia, Meu Amor!” é o primeiro espetáculo da Rede ARTÉRIA, com estreia a 30 de junho, às 18h00. O espetáculo decorre na Rua da Sofia, em Coimbra. A direção é de Pedro Lamas e João Paiva, dramaturgia original de Jorge Palinhos, cenografia e figurinos de Filipa Malva.

“Sofia, Meu Amor!” Espetáculo na Rua da Sofia, em Coimbra
“Sofia, Meu Amor!” Espetáculo na Rua da Sofia, em Coimbra. Foto: DR

Sofia, Meu Amor!” é o primeiro espetáculo da Rede ARTÉRIA. Uma criação da Trincheira Teatro, com direção de Pedro Lamas e João Paiva, dramaturgia original de Jorge Palinhos, cenografia e figurinos de Filipa Malva. Aos atores da Trincheira juntam-se elementos das Classes de Teatro do Teatrão e do Curso de Artes do Espetáculo do Colégio São Teotónio.

O espetáculo é apresentado em percurso na Rua da Sofia, em Coimbra, e zona envolvente, com entrada gratuita, mas sujeita a reserva prévia obrigatória devido a limitações de espaço. A estreia é nos dias 30 de junho, sábado, 18h00, e 1 de julho, domingo, às 15h00 e 18h30.

A Rede ARTÉRIA é um projeto de intervenção sociocultural, com coordenação artística do Teatrão e académica do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, que combina produção de conhecimento científico, participação da comunidade e criação artística.

Durante dois anos, o Artéria, que é cofinanciado pelo Centro 2020 – Programa Operacional Regional do Centro, espera criar e fazer circular espetáculos em oito concelhos da Região Centro: Belmonte, Coimbra, Figueira da Foz, Fundão, Guarda, Ourém, Tábua e Viseu. A Rede junta artistas convidados a trabalhar nos contextos de cada um dos locais com os municípios, instituições académicas, agentes e estruturas sociais e culturais.

As intervenções previstas incluem projetos em que os epicentros são os centros urbanos de matriz histórica, determinados pela importância do património edificado que contêm e onde se cruzam várias dimensões temporais, nomeadamente a possibilidade de encontro da memória local com a necessidade de injetar modernidade no património e de o assumir e viver no tempo presente.

A Rua da Sofia, classificada pela UNESCO como Património Mundial no conjunto Universidade de Coimbra, Alta e Sofia foi o espaço escolhido para a intervenção no concelho de Coimbra, com o desafio de procurar uma nova relação entre os habitantes e utilizadores do espaço e através da sua participação no ARTÉRIA procurar que ajam em sua defesa, o valorizem e com isso melhorem a relação de autoestima, indicou a rede ARTÉRIA, em comunicado.

A Rede Artéria indicou que começou o trabalho em Coimbra em 2016, com a realização de workshops, onde efetuou a representação de tudo o que opera quotidianamente na Rua da Sofia, num mapeamento que envolveu habitantes, lojistas, associações e institutos. A intenção foi envolver ativamente toda a comunidade na construção posterior da intervenção artística que vai ter estreia no dia 30 de junho.

Com metodologias das ciências sociais, o trabalho desenvolvido pela Rede Artéria partiu, numa primeira fase, de uma dinâmica em que a comunidade partilhou acontecimentos, personalidades, estórias inscrevendo-os em duas linhas: passado e presente da Rua. Numa segunda fase, a Rede Artéria trabalhou sobre como projetar a linha do futuro, estimulando o conhecimento sobre a história da Rua, o património, identificando o que cada um conhecia ou não.

A conceção, montagem e apresentação do espetáculo de dramaturgia original, Sofia, Meu Amor! a criar a partir dos materiais recolhidos nas sessões de trabalho, foi entregue à Trincheira – Associação Cultural e Recreativa, formada em 2014 por um grupo de profissionais de Teatro e Educação.

Aos elementos da Trincheira, juntaram-se outros artistas profissionais, do teatro e outras áreas. O apelo à comunidade local teve vários graus de participação, desde o apoio à criação, através da colaboração nos processos de trabalho, ao apoio à produção, e ainda a possibilidade de integração no elenco do espetáculo.

O ‘Sofia, Meu Amor!” vai ser apresentado em três localidades da Rede: na Guarda, Largo João de Deus, a 7 de julho, em Ourém, Vila Medieval, a 15 de julho e em Belmonte na Rua 1.º de Maio, a 22 de julho.

‘Sofia, Meu Amor!”
‘Sofia, Meu Amor!”