Sony lança câmaras HX99 e HX95 compactas e de elevado zoom

Sony anuncia as câmaras de viagem mais pequenas do mundo, com elevado zoom de 24-720, capacidade de captura de vídeo a 4K e com processador de imagem melhorado BIONZ X. As câmaras incluem AF Eye e ecrã LCD inclinável entre outras caraterísticas.

Sony lança câmaras HX99 e HX95 compactas e de elevado zoom
Sony lança câmaras HX99 e HX95 compactas e de elevado zoom. Foto: DR

A Sony lançou hoje novas câmaras da linha Cyber-shot de elevado zoom, a DSC-HX99 e a DSC-HX95. As câmaras são destinadas a utilizadores que desejam uma câmara discreta que possa ser usada em qualquer momento. Os novos modelos possuem um corpo que é o menor do mundo e com uma lente zoom que vai dos 24 mm, grande angular, até aos 720 mm, supertelefoto.

Com capacidade de captura de vídeo em 4K, as câmaras possuem o poderoso mecanismo de processamento de imagem BIONZ X combinado com um LSI front-end que oferece disparo contínuo de alta velocidade até 10 fps, com um limite de até 155 imagens com qualidade ‘fine’.

Além disso, estes novos modelos apresentam uma velocidade AF rápida de 0,09 segundos para F4.25. As câmaras vêm também dotadas de Eye AF, com capacidade de gravação de imagens em formato RAW, função touch focus / touch shutteriii e a aquisição de dados de localização de smartphone via Bluetooth.

Objetiva Zoom ZEISS de alta qualidade de imagem

A enorme faixa de zoom oferecida pela HX99 e HX95 significa que elas são ideais para as variadas situações de fotografia de viagens e do dia-a-dia. A estabilização de imagem é controlada com o Optical SteadyShot, que elimina efetivamente o desfoque motivado pelo tremer da câmara que ocorre com frequência durante a captura de uma telefoto sem tripé.

Os dois modelos são também equipados com uma função de Zoom Assist que permite ao utilizador diminuir o zoom temporariamente e exibir uma área mais ampla ao fotografar um assunto em telefoto.

Grande poder de processamento

A HX99 e a HX95 podem capturar imagens de vídeo em 4K com leitura de pixel completa e sem inserção de pixéis. Isso significa que os detalhes são lindamente reproduzidos e “moiré” e “jaggies” são significativamente reduzidos. Os novos modelos podem gravar objetos em movimento rápido com alta taxa de frames HD, gravando até 100 fps em PAL e 120 em NTSC, para produzir sequências impressionantes em câmara lenta durante a edição.

Como a imagem perfeita geralmente ocorre inesperadamente, os fotógrafos precisam confiar em na câmara para reagir rapidamente. Com uma velocidade Fast Intelligent AF de apenas 0,09 segundos e um processador BIONZ X atualizado e LSI front-end, a HX99 e a HX95 são perfeitas, proporcionando disparo contínuo de alta velocidade até 10fps (limite de buffer de até 155 imagens).

Para fotos de pessoas os novos modelos herdam muito da elogiada tecnologia Eye AF das irmãs α e para fotógrafos que preferem melhorar as fotos com software de edição de imagem, aHX99 e a HX95 oferecem a opção de gravar em RAW. Um máximo de ISO de 6400 permite fotos em ambientes de pouca luz.

Operação intuitiva e confortável

A Sony implementou a funcionalidade Touch Focus e Touch Shutter na HX99 para que o fotógrafo possa selecionar diretamente o assunto e fazer a captura ao mesmo tempo que implementa uma função Touch Pad para deslocar o foco ao usar o OLED retrátil Tru-Finder.

Para os fotógrafos que desejam assumir o comando das configurações, o Anel de Controle do HX99 pode ser personalizado com funções como foco manual ou zoom de passo, e o HX99 e o HX95 também oferecem a personalização do ‘Meu Menu’ para recuperação instantânea até 30 itens e a capacidade para criar menus personalizados.

Um ecrã LCD inclinável de 180 graus permite um enquadramento fácil de selfies e fotos em grupo, enquanto um gripx melhorado oferece firmeza e maior estabilidade durante a captura. A aquisição de dados de localização via Bluetooth pode recolher e registar dados de localização a partir de um dispositivo móvel como um tamanho pequeno de gravação Proxy permite transferências para smartphones ou o upload para websites para uma rápida partilha.

As novas camaras Sony Cyber-shot HX99 e HX95 estão disponíveis na Europa a partir de outubro de 2018, com preço de aproximadamente 520 euros para a HX99 e de 500 euros para a HX95.