Startup Nuwa arrecada mais 1,5 milhões de euros de investimento

Caneta inovadora que grava digitalmente qualquer letra ou traço sobre papel deve chegar ao utilizador em março de 2024. A Nuwa garante um financiamento de mais 1,5 milhões de euros de uma prestigiada empresa global de bens de consumo dos EUA.

Startup Nuwa arrecada mais 1,5 milhões de euros de investimento
Startup Nuwa arrecada mais 1,5 milhões de euros de investimento. Foto: DR

A Nuwa, uma startup que inventou a caneta atualmente considerada a mais avançada do mundo, que digitaliza cada palavra ou nota que traça quando usada sobre o papel, garantiu investimento de 1,5 milhões de euros de uma empresa líder em bens de consumo dos EUA.

Com este novo investimento a Nuwa soma um financiamento total de 2,5 milhões de euros, o que permitirá levar a Nuwa Pen até aos consumidores em março de 2024.

De acordo com o divulgado pela Nuwa o novo investidor é uma empresa de capital aberto, interessada em explorar aplicações digitais para solucionar necessidades não atendidas dos consumidores. É esperado que o investimento irá fortalecer significativamente as bases da Nuwa Pen à medida que ela avança no processo de produção.

A Caneta Nuwa foi pensada para quem se sente mais confortável com caneta e caderno em mãos. Apesar de toda a inovação em torno das canetas digitais que escrevem diretamente nas telas, muitas pessoas continuam a fazer anotações manuais e adoram a liberdade criativa de poder se expressar onde e quando quiserem.

Esta ligação emocional é central para a visão da Nuwa para a inovação técnica que é impulsionada pela espontaneidade humana.

A Caneta Nuwa usa um sistema de camara integrado inovador e algoritmos para capturar perfeitamente cada traço que é feito no papel. Em seguida, o sistema armazena as criações, ajudando a mantê-las apenas num lugar. Assim, o utilizador pode salvar e partilhar milhões de notas digitalmente e mantê-las organizadas e acessíveis através de um aplicativo Nuwa Pen. Depois do conteúdo ser digitalizado, o utilizador também poderá beneficiar do recurso de notas aumentadas, que é como ter um assistente pessoal que o coloca em dia com sua agenda.

O processo da Caneta Nuwa foi incrivelmente rápido. No início de 2023, o fundador da Nuwa, Marc Tuinier, juntou-se a uma delegação holandesa financiada pelo Governo na Consumer Electronics Show (CES) de 2023, em Las Vegas – uma das poucas startups de tecnologia selecionadas convidadas para fazer a viagem.

Foi na CES que Marc Tuinier se reuniu pela primeira vez com os novos investidores, que imediatamente perceberam o potencial que a Caneta Nuwa oferecia. Em poucos meses, representantes da empresa de investimento visitaram as instalações da Nuwa em Groningen, e os fundos seguiram-no pouco depois.

Para encerrar um 2023 fantástico, Marc Tuinier ganhou o Young Entrepreneur Award of the North, uma competição anual para encontrar os jovens empreendedores mais talentosos do Norte da Holanda, enquanto a própria Nuwa Pen atraiu cobertura dos media mundial em publicações renomadas como TechCrunch, Revista Wired e Washington Post.

“Está claro que há muita agitação em torno da Caneta Nuwa, por isso mal podemos esperar para que ela chegue ao mercado”, diz Marc Tuinier. “Estou imensamente grato aos nossos investidores. Desde o início, eles aderiram à nossa visão e agiram muito rapidamente para garantir que tivéssemos o financiamento necessário para levar a Caneta Nuwa através do processo de produção até às mãos das pessoas.”

O investimento também significa que a Nuwa pode olhar para o futuro. Entretanto, Marc Tuinier está a trabalhar em mais projetos de inovação em computação espacial, produtos que a starup indica que podem brevemente ser dados a conhecer.