Startups mostram na BTL inovação e reinvenção no Turismo

Mais de 50 Startups apresentam propostas e soluções para o Turismo no “What’s Next – Innovating Tourism”, durante a Bolsa de Turismo de Lisboa 2022. A digitalização e a partilha de ideias e práticas vão estar presentes.

Startups mostram na BTL inovação e reinvenção no Turismo
Startups mostram na BTL inovação e reinvenção no Turismo. Foto: © Rosa Pinto

A Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) 2022, que decorre na FIL, em Lisboa, de 16 a 20 de março, apresenta novos setores, como a inovação, cultura, enoturismo e turismo de natureza. Este ano vai contar com dezenas de startups que no “What’s Next – Innovating Tourism” vão apresentar propostas que reinventam soluções para o Turismo.

O evento “What’s Next – Innovating Tourism”, organizado pelo NEST – Centro de Inovação do Turismo, decorre de 16 a 18 de março, e vai trazer a inovação para o primeiro plano da BTL. Ao palco subirão mais de 40 oradores, distribuídos por três grandes áreas de debate: Digitalização, Pessoas e Sustentabilidade.

No painel sobre Digitalização, terá como anfitrião na sessão de abertura Luís Araújo, presidente do NEST, e serão debatidos temas como Biometria, Anaytics ou Blockchain.

Também no BTL LAB, a cargo do NEST – Centro de Inovação do Turismo de Portugal, um espaço dedicado à divulgação de empresas que atuam no setor da inovação no turismo, vai ser uma mostra de startups, que será um espaço de debate, tendências e troca de experiências sob o tema da inovação e da tecnologia.

Este espaço terá a sua dinamização assenta em iniciativas complementares com o objetivo de pensar, debater e aplicar o futuro do turismo, uma indústria que procura o ressurgimento numa readaptação pós-pandémica e que, no caso português, corresponde a quase 20% do PIB.

Através da Plataforma Talk2me, os visitantes da BTL terão a oportunidade de conversar com startups presentes e debater e trocar de experiências de temas-chave para o Turismo que é um setor estratégico da economia portuguesa.

Programa

Dia 16 de março, 14h30-16h30: Digitalização

WOW – CULTURAL INNOVATION – Adrian Bridge, CEO Fladgate Partnership

A ERA DA BIOMETRIA JÁ CHEGOU – Aaron Beeson, Diretor de Inovação ANA

IMPACTO DO 5G NO TURISMO – Miguel Adrego, Líder de equipa em novos negócios e inovação NOS

TECNOLOGIAS EMERGENTES AO SERVIÇO DO TURISMO – Rute Cardoso, Executiva de contas no Setor Público Microsoft

CALL TURISMO – Miguel Barbosa, Diretor de Investimentos Portugal Ventures

O PODER DO ANALYTICS NAS CIDADES – José Maria Garrett, Líder de Negócios de Análise NOS

PODE O BLOCKCHAIN REINVENTAR O TURISMO? – Fred Antunes, CEO RealFevr

Uma visão sobre o futuro do Turismo

A par com a agenda na FIL, em Lisboa, o “What’s Next – Innovating Tourism” vai também contar com um conjunto de quatro sessões, a decorrer fora da BTL, que trazem a visão de líderes de outras áreas da sociedade e da economia para o setor do turismo.

As sessões serão disponibilizadas no canal de YouTube do NEST e também no âmbito tecnológico haverá, a 15 de março, uma conversa dedicada à Revolução Digital com Inês Drummond Borges, CTO da Sonae Sierra, e António Câmara, Chairman do YGroup.

O “What’s Next – Innovating Tourism” tem a organização do The Next Big Idea, e a SIC e o Expresso como parceiros de media.