STCP adjudica fornecimento de 20 autocarros elétricos por 8 milhões de euros

Transportes coletivos do Porto vão ter mais 20 novos autocarros totalmente elétricos. A adjudicação da STCP, no montante de mais de 8 milhões de euros, foi à CAETANOBUS, e inclui a instalação de uma estação de carregamento elétrico na Estação de Recolha da Via Norte.

STCP adjudica fornecimento de 20 autocarros elétricos por 8 milhões de euros
STCP adjudica fornecimento de 20 autocarros elétricos por 8 milhões de euros. Foto: Rosa Pinto

A STCP – Sociedade de Transportes Colectivos do Porto anuncia adjudicação à CAETANOBUS – Fabricação de Carroçarias, S.A. de 20 viaturas de transporte de passageiros 100% elétricas e instalação de uma Estação de Carregamento Elétrico, composta por 10 carregadores duplos.

O valor global do contrato da adjudicação é de 8.071.334,00 euros e diz respeito a 20 autocarros standard, com cerca de 12 metros de comprimento, de propulsão elétrica autónoma, para transporte urbano de passageiros, de categoria M3 – classe I, e à instalação da estação de carregamento elétrico dos autocarros na Estação de Recolha da Via Norte.

A instalação da nova estação de carregamento da Estação de Recolha da Via Norte está prevista para final do mês de agosto de 2024 e a entrega das novas viaturas (com uma autonomia de cerca de 400 km) será no último quadrimestre de 2024.

Com estes 20 novos autocarros elétricos, a frota da STCP passará a contabilizar 88 viaturas 100% livres de emissões, permitindo a redução anual de emissões de CO2 e a prestação de um serviço público mais eficiente, em termos ambientais e económicos. A STCP refere que as novas viaturas irão substituir autocarros em fim de vida, como está definido no plano de renovação de frota.