Summer School de apoio à reconstrução da Síria na UMinho

Summer School ‘Rebuilding Syria from Within’, que decorre de 18 a 28 de julho, na Escola de Arquitetura da UMinho, em Guimarães, vai debater aspetos ligados à reconstrução das cidades sírias afetadas pela guerra.

Summer School de apoio à reconstrução da Síria na UMinho
Summer School de apoio à reconstrução da Síria na UMinho

Na Escola de Arquitetura da Universidade do Minho (UMinho), em Guimarães reúnem, de 18 a 28 de julho, cerca de uma centena de estudantes, docentes e profissionais de várias áreas disciplinares na Summer School ‘Rebuilding Syria from Within’.

Os participantes vão refletir e explorar soluções que possam contribuir para a reconstrução de algumas das cidades sírias mais afetadas pela guerra. Esta iniciativa que é organizada pela Plataforma Global para Estudantes Sírios, pela UMinho e pela Universidade IUAV de Veneza, em Itália, tem o apoio da United Nations Economic and Social Commission for Western Asia – National Agenda for Syria.

Os participantes, ligados aos domínios da arquitetura, engenharia, planeamento urbano e arquitetura paisagista ou com especial interesse naquela região, vão dedicar oito horas por dia a trabalhos de atelier, conferências e atividades sobre a cultura síria.

O objetivo das conferências é aprofundar e debater os temas complexos que a reconstrução da Síria coloca. Pretende-se que os participantes adquiram conhecimentos relacionados com a respetiva área de especialização e sejam devidamente contextualizados na problemática mais abrangente da reconstrução, para que possam eventualmente virem a desempenhar um papel ativo no processo.

A iniciativa procura também incentivar os estudantes a desenvolverem projetos de cariz científico, nomeadamente em teses de mestrado e de doutoramento, entre outros objetivos, e para isso são abordados aspetos que despertem para a investigação.

Do programa destaca-se a realização de um workshop com dez equipas dedicadas a diferentes cidades da Síria, nomeadamente Homs, Daraa, Raqqa e Deir-ez-Zor. Cada grupo terá que desenvolver propostas de reabilitação de determinada área, integrando questões sociais e urbanas, como a estrutura de espaços públicos e infraestruturas coletivas, a reedificação de instalações de saúde e educação, a inclusão da vegetação no ambiente construído, o acesso a transportes públicos e a reciclagem de escombros.

Summer School de apoio à reconstrução da Síria na UMinho
Summer School de apoio à reconstrução da Síria na UMinho. Foto: DR

Os ateliers serão orientados por uma equipa que integra um professor e dois tutores, um dos quais sírio. Os projetos serão expostos na Escola de Arquitetura da UMinho no final da Summer School.

A iniciativa prevê ainda um programa complementar articulado com a cidade vimaranense, que integra exposições, visitas de estudo, música, poesia, um concurso de fotografia e uma noite de cinema sírio no Largo de Oliveira, localizado no centro de Guimarães. Os interessados em participar na Summer School podem fazer a inscrição até 27 de junho.